Brasília – A safra brasileira de grãos e oleaginosas 2017/2018 deve somar 232,6 milhões de toneladas, a segunda maior da história, anunciou nesta quinta-feira (10) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Apesar do decréscimo de 2,1% em comparação com a safra passada, que chegou a 237,7 milhões de toneladas, o número é bem elevado em relação à média de produção nacional, em condições atmosféricas normais. Na comparação com a pesquisa do mês de abril, a estimativa total da safra mostra um aumento de 1,3%, ou cerca de 3 milhões de toneladas”, informou a Conab.
Os maiores volumes são de soja e milho. Na sequência, em aumento de produção, vêm o algodão em pluma e o feijão segunda safra. A área plantada aumentou 1,1%, para 61,5 milhões de hectares, a maior da história.
No Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também divulgou suas estimativas de produção agrícola. Os indicadores da Conab dizem respeito ao ano/safra, já o IBGE considera o ano civil. Para o instituto, a colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas do País deverá fechar 2018 em 230 milhões de toneladas. Caso a estimativa se confirme, o total será 4,4% menor do que o registrado em 2017.