Da redação
São Paulo – As indústrias brasileiras de máquinas e componentes para calçados vão contar com R$ 27 milhões para promover os seus produtos no exterior. A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, fez o anúncio hoje (11) durante a 39ª Francal, maior feira calçadista da América Latina que começou ontem (10), na capital paulista.
De acordo com informações do presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, a agência vai destinar R$ 10,5 milhões para a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e R$ 1,5 milhão para a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros e Calçados (Abrameq). As associações também investirão no projeto: a Abrameq R$ 2,9 milhões e a Assintecal R$ 12,2 milhões.
Com isso serão R$ 27 milhões usados para capacitar as empresas para exportação e promover a imagem do Brasil no mercado internacional. Os fabricantes de componentes vão tentar ampliar sua fatia no mercado internacional agregando design, tecnologia e originalidade aos seus produtos. O objetivo é que até dezembro de 2008 as exportações das 260 empresas que integram o projeto saltem de US$ 900 milhões para US$ 1,15 bilhão.
A parceria com a Abrameq tem por objetivo inserir um número cada vez maior de pequenas e médias empresas do segmento no mercado mundial, incentivando a melhoria dos produtos e, consequentemente, fortalecendo a imagem do Brasil como fornecedor de máquinas e equipamentos para produção de calçados. A expectativa é que as vendas externas das 31 empresas participantes do projeto alcancem US$ 12 milhões em junho de 2009.
A Apex-Brasil, segundo Alessandro Teixeira vem investindo já na cadeia produtiva de couro e calçado. A Apex é a agência do governo brasileiro responsável por promover produtos do país no exterior. Além destes novos projetos, o setor já conta com o apoio da Apex-Brasil em mais outras parcerias que visam, inclusive, a promoção do próprio calçado brasileiro no mercado internacional.
"Desde que o setor começou a ser apoiado pela Apex-Brasil, em 2000, houve um aumento de 350% nas exportações do setor coureiro-calçadista", disse o presidente da Assintecal, Luis Cláudio Amaral. A Francal, onde foi feito o anúncio, segue até a sexta-feira (13), no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Devem passar pela feira 60 mil visitantes, entre eles importadores.