São Paulo – O Brasil atingiu recorde de turistas nesta quinta-feira (06). Pela primeira vez o país recebeu seis milhões de turistas em um ano e, segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, os grandes eventos internacionais que o Brasil irá receber nos próximos anos deverão fazer o número de pessoas que visitam o Brasil chegar rapidamente aos sete milhões.
“Esta é uma marca histórica, que mostra que este ciclo de eventos que o Brasil sedia traz efeitos positivos para a economia do turismo. Vamos continuar crescendo, com a Copa do Mundo no ano que vem devemos chegar perto de sete milhões de turistas estrangeiros. É um crescimento de 5,1 milhões para sete milhões, em três anos, bastante expressivo, acima da média mundial”, afirmou Dino, de acordo com informações da Agência Brasil.
Em 2013, o Brasil recebeu turistas que vieram participar da Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho no Rio de Janeiro, e da Copa das Confederações, promovida em junho no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.
Dino disse que os turistas que estão vindo ao Brasil deverão deixar US$ 6,6 bilhões no País neste ano. Ele também disse que o Brasil está investindo para atender o crescimento da demanda, como mostram as recentes concessões de aeroportos à iniciativa privada e a expansão da rede hoteleira. Reconheceu, porém, que é preciso investir na qualificação das pessoas que trabalham no setor turístico, “sobretudo no que se refere a outros idiomas”.
Embora tenha atingido seu recorde de recebimento de turistas, o Brasil ainda está longe de ser um dos principais destinos internacionais. Dados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO, na sigla em inglês) mostram que a França foi o principal destino turístico em 2012, ao receber 83 milhões de estrangeiros, seguida pelos Estados Unidos (67 milhões), China (57,7 milhões), Espanha (57,7 milhões), Itália (46,4 milhões), Turquia (35,7 milhões), Alemanha (30,4 milhões), Reino Unido (29,3 milhões) Rússia (25,7 milhões) e Malásia (25 milhões).
Argentina presenteada
Para comemorar a marca de receber seis milhões de turistas no ano, a Embratur fez uma escolha simbólica pela advogada argentina Nadia Panis, de 30 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, como turistas de número seis milhões. A Embratur elegeu um argentino porque o país vizinho é o principal emissor de visitantes ao Brasil.
Segundo a Embratur, dos 5,7 milhão de visitantes internacionais que o Brasil recebeu em 2012, 1,6 milhão eram argentinos. Panis recebeu da Embratur como presente um diploma e uma viagem à cidade fluminense de Búzios, que tradicionalmente recebe muitos argentinos.