São Paulo – Todas as visitas de clientes e fornecedores, brasileiros ou estrangeiros, às agroindústrias fabricantes e exportadoras de carne de frango e do setor de ovos estão suspensas por 30 dias a partir desta terça-feira (10), informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O motivo é se prevenir contra a influenza aviária.
Embora não haja focos no Brasil, nos últimos três meses foram detectados casos em 33 países, incluindo o Chile, que informou uma ocorrência na semana passada. Segundo o presidente da ABPA, Francisco Turra, as empresas estão engajadas na ação.
“Estamos fortalecendo nosso protocolo de biosseguridade, tornando ainda mais restritiva a circulação de pessoal e produtos dentro do processo produtivo, com total controle, inclusive, das equipes das empresas. Somos o único grande produtor e exportador mundial que nunca registrou foco da enfermidade, e é isto que buscamos preservar com esta medida”, disse Turra, em nota.
As visitas já estavam proibidas a estrangeiros provenientes de países com focos ativos da doença. Para países sem focos, era exigida uma quarentena de 72 horas dentro do Brasil.