Da redação
São Paulo – A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e o Programa Cinema do Brasil representam o país no maior festival de documentários da América do Norte, o Hot Docs, que acontece em Toronto, no Canadá, a partir de hoje (19). O Brasl será um dos países foco do festival.
Para Fernando Dias, presidente da ABPITV, ser convidado nestas condições ao mais importante evento do setor, com potenciais compradores interessados em fechar negócios com empresas brasileiras, comprova a força da produção independente. Quatro filmes brasileiros participam da Mostra in Brazil, organizada pelo festival, que selecionou para este ano 129 filmes de 30 países.
No ano passado, o festival atraiu 1,8 mil delegações, incluindo compradores, programadores e distribuidores de todas as partes do mundo. A delegação do Brasil com 40 profissionais participará, juntamente com a da Alemanha e da Itália, do International Co-production Day, que promoverá reuniões individuais com representantes de diversas produtoras.
No mesmo dia, o Programa Cinema do Brasil e a ABPITV organizam o Brazilian Networking Event, que será aberto aos participantes do festival. O objetivo é apresentar a produção audiovisual brasileira.
Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a ABPI-TV é uma entidade que representa as empresas produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão. O Programa Cinema Brasil é um projeto que tem por objetivo globalizar o cinema nacional. Ele é fruto de uma parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil e o Ministério da Cultura.

