São Paulo – Dos 133 países analisados pela terceira edição do Relatório de Competitividade em Viagens & Turismo, divulgado esta semana pelo Fórum Econômico Mundial, em Genebra, na Suíça, o Brasil subiu quatro posições em relação a 2008, ficando classificado em 45º lugar.
Segundo o estudo, no que se refere à competitividade e atratividade turística, o país está posicionado em primeiro lugar na América do Sul, em segundo na América Latina e em quinto no ranking das Américas, depois de Canadá, Estados Unidos, Barbados e Costa Rica.
“O resultado é animador e mostra que estamos no caminho certo. A Copa do Mundo de 2014 vai antecipar os investimentos em infra-estrutura, o que deve melhorar ainda mais a posição do Brasil no ranking nos próximos anos”, afirmou o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, em nota divulgada para a imprensa.
Meio ambiente e cultura também foram responsáveis pela boa performance do Brasil no ranking dos países: foi classificado em segundo lugar no que diz respeito a recursos naturais e 14º em recursos culturais. No item “Recursos Culturais, Naturais e Humanos”, ocupa a quarta posição no ranking geral.
De acordo com a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, “o resultado mostra que o Brasil se consolida como um dos países emergentes no mercado turístico global e reafirma a nossa posição de liderança na América do Sul”.
O relatório, intitulado “Managing in a time of turbulence” (Gestão em tempo de turbulência), combina dados de fontes públicas, instituições e especialistas em viagens e turismo internacional, além de resultados de uma pesquisa de opinião com CEO’s e com os principais líderes econômicos dos países pesquisados.
Os itens analisados para o ranking foram: Regras e regulamentações; Sustentabilidade ambiental; Segurança e bem-estar; Saúde e higiene; Prioridade dada ao setor de viagens e turismo; Infraestrutura de transporte aéreo; Infraestrutura de transporte terrestre; Infraestrutura para o turismo; Infraestrutura de tecnologia de informações e comunicações; Competitividade de preços; Capital humano; Afinidade com viagens e turismo; Recursos naturais e Recursos culturais.