São Paulo – O Brasil é o país que tem a maior economia de turismo, de acordo com um estudo do World Travel and Tourism Council (WTTC) divulgado esta semana em Berlim, na Alemanha. No mundo, o país tem a 13ª maior economia de turismo, segundo levantamento do organismo. No ano passado, o Brasil estava em 14º lugar.
O estudo foi elaborado pela Oxford Economics e divulgado durante a International Tourism Exchange (ITB). Ele leva em conta o turismo em 181 países. Na América Latina, o Brasil alcançou o primeiro lugar no levantamento, que incluiu 19 países.
Apesar de prever retração de 3,5% no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do turismo muncial, o WTCC vê um cenário melhor para os países emergentes. No Brasil deve haver uma retração de 0,4% no setor, o que caracteriza, para o instituto, um quadro de estabilidade.
"Estes países serão peças fundamentais na retomada do crescimento econômico mundial, gerando milhões de novos viajantes das crescentes classes-médias", declarou o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, sobre os países emergentes como o Brasil. "Isto pode significar tanto um incremento para as viagens internacionais como também criar, cada dia mais, um vibrante turismo doméstico."
O Brasil está em quinto lugar, no mundo, no número de empregos diretos que devem ser gerados no setor em 2009. Quando levada em conta a geração de empregos diretos e indiretos, o Brasil ocupa a sétima posição. O país também está em oitavo lugar entre as nações onde mais devem crescer os gastos de turistas estrangeiros.
A WTTC é uma entidade internacional formada pelos presidentes, executivos (CEOs) e líderes das cem maiores empresas da indústria mundial de viagem e turismo. O Brasil foi escolhido para sediar, de 14 a 18 maio de 2009, em Florianópolis, Santa Catarina, o 9º Fórum Mundial de Turismo, maior evento empresarial do setor.