Da redação
São Paulo – Para promover as exportações de materiais de defesa e segurança do Brasil em portos nacionais e internacionais, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Defesa (Abimde) investiram R$ 222 mil no Navio-Escola Brasil da Marinha.
Dentro do Navio foi montado um showroom com produtos brasileiros de defesa, como revólveres, cartuchos, coletes à prova de balas, granadas e escudos policiais balísticos. Já as peças maiores, como aeronaves e veículos blindados serão apresentados por banners e vídeos. O navio vai partir do Rio de Janeiro no dia 09 de julho, seguindo para Salvador, Fortaleza, Porto Rico, Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal.
Em cada um dos portos, o navio ficará aberto para visitações de militantes estrangeiros, que terão uma orientação sobre cada produto exposto. Segundo o presidente da Apex, Juan Quirós, essa é uma oportunidade para o Brasil recuperar sua posição no mercado externo nesse setor. A meta é chegar a US$ 300 milhões exportados e inserir novas empresas no mercado internacional.
Em 1985, as exportações do setor eram de US$ 2 bilhões, atualmente, são vendidos no mercado externo cerca de US$ 260 milhões, segundo dados da Abimde.
Entre as empresas que participam do projeto estão fabricantes de material bélico como a Avibrás, CBC, Condor, Embraer, Emgepron e Inbrafiltro.