São Paulo – A rede brasileira de cafeterias The Coffee se prepara para abrir as primeiras lojas nos países árabes em 2024. Estão previstas para o primeiro semestre as inaugurações de duas lojas em Dubai, uma na Arábia Saudita e outra no Egito. Chegar aos países árabes é a continuação de um plano de expansão internacional da empresa, que foi fundada em 2018 em Curitiba, no Paraná, e planeja faturar US$ 350 milhões em 2028, com 1.500 unidades no exterior e 350 no Brasil (na imagem acima, unidade da marca no Rio de Janeiro).
De acordo com o CEO e cofundador da The Coffee, Carlos Fertonani, os Emirados são uma região “estratégica”, devido ao volume de café que é consumido, possibilidades de expansão e porque também está crescendo, afirma, na produção de cafés. “Temos duas lojas que serão inauguradas, ainda no primeiro semestre de 2024, em Dubai”.
Segundo Fertonani, a meta é expandir a atuação na região, com aberturas previstas na Arábia Saudita e Egito. Nesses países, além de lojas na Colômbia, Porto Rico, Peru, México e Chile, a expansão ocorre em parceria com os “master franqueados”, que são empresários locais sócios. Em alguns desses outros países citados, as lojas ainda serão inauguradas.
A The Coffee foi criada pelos irmãos Carlos, Alexandre e Luis Fertonani. Após viajarem ao Japão, decidiram trazer para a capital paranaense o modelo de consumo de café daquele país: pequenos espaços em que o cliente escolhe e paga pelo seu pedido em um computador e consome sua bebida no caminho para o trabalho, para casa, para a escola. A The Coffee tem unidades de diversos tamanhos, desde aquelas em que só há espaço para pedir e retirar o produto até lojas em que é possível sentar-se para degustar a bebida.
“Quando estivemos no Japão, nos encantamos com a forma que o minimalismo está presente em diversos aspectos do dia a dia, desde um estilo de vida de consumo até itens de design e estética. Acreditamos que um modelo de negócios baseado nesta premissa, e atrelado à tecnologia de alta qualidade com design único, traria um projeto inovador para os brasileiros”, afirmou Fertonani à ANBA.
Depois de expandir e abrir lojas em outras cidades brasileiras, chegou a vez de levar a The Coffee para o exterior. Em 2021, o grupo começou por Madri, na Espanha, onde hoje há cinco unidades da rede, além de quatro na França, sete em Portugal, uma no Peru e outra na Colômbia. Até o fim deste ano, mais 12 lojas serão inauguradas. No primeiro semestre de 2024, 35 cafeterias serão fora do Brasil, onde há quase 200 espaços da marca em funcionamento.
A expansão da empresa ocorreu também no setor financeiro. A The Coffee já recebeu investimentos de empresas e fundos de venture capital, que são aqueles que investem em companhias jovens, que não têm ações vendidas na bolsa de valores e com um grande potencial de crescimento.
“A busca por investidores foi uma consequência do crescimento da marca. Sempre estivemos abertos a propostas e fomos procurados espontaneamente. Com isso, conquistamos grandes parceiros, como a Monashees, que atualmente é o nosso maior investidor. Também recebemos aportes da CapSur; Shift Capital; Scale Up; Order; e Norte”, afirma Fertonani sobre as empresas que já investiram na The Coffee.