São Paulo – Um professor brasileiro, Alzier Felipe Buffara Antunes, fez palestra na última semana durante o 21º Colóquio ACISE (Associação Católica Internacional das Instituições de Ciências da Educação), na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), no Líbano. Antunes, de origem libanesa, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, e falou sobre o sistema educativo brasileiro e a globalização.
O encontro, que teve como tema "Participação e globalização em educação. Novo desafio para a universidade católica", foi organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e pelo vice-reitorado de Relações Internacionais da Usek, e aconteceu entre os dias 28 e 29 de abril. Além do Brasil, estiveram presentes representantes da França, Polônia, Itália, Índia, Chile e Líbano.
Os professores de instituições da América Latina participaram já que a Usek mantém o Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal). Segundo o diretor do Cecal, Roberto Khatlab, a UFPR tem um convênio com a Usek e Antunes esteve no Líbano em 2010 para assinatura do acordo. Na última semana, Antunes também teve reuniões sobre ações de intercâmbio entre as duas instituições de ensino, como troca de estudantes e pesquisas.

