São Paulo – O brasileiro de origem libanesa Lebos Ribeiro Chaguri (de vermelho, na foto acima) foi anunciado como bicampeão do Mundial da Fórmula 3000 Powerboat. No esporte, pilotos disputam uma corrida de alta velocidade em barcos. O campeonato de 2019 teve apenas as corridas programadas para maio, na Malásia, nas quais Lebos saiu vencedor. A última etapa, que ocorreria no segundo semestre em Cingapura, no entanto, foi cancelada. Com a somatória total dos pontos, a organização do evento de motonáutica anunciou, no dia 21 de dezembro, o brasileiro como vencedor da edição de 2019.
As provas de maio, que definiram a vitória de Chaguri, aconteceram em Muar, mesma cidade onde o atleta havia sido campeão em 2018. O piloto ficou em segundo lugar no Match Race, etapa que consiste em corridas barco contra barco. Garantiu a pole position e, na corrida geral, onde a pontuação tem maior peso no ranking final, ficou em primeiro lugar.
A corrida principal, conta o piloto, foi desafiante. “Nessa corrida, o tempo estava muito ruim. Muitas ondas grandes, vários barcos se acidentaram. A organização estava quase cancelando, mas a corrida continuou. Eu estava disputando com meu companheiro de equipe (piloto de outra nacionalidade). Fomos brigando até que o barco dele quebrou e eu passei na frente”, relembra.
Para as de 2020, o brasileiro já renovou o contrato com a Fernandez Racing. Lebos corre pela equipe desde 2017. Para ele, o bicampeonato pode ajudar a difundir a motonáutica, esporte popular na Ásia. “Acho que essa vitória pode abrir portas para o Brasil. Hoje, está tendo muita corrida no Sul [do País]. Já fui lá para prestigiar, mas não participo. Eu corro internacionalmente desde 2010, por isso hoje participo do mundial”, explicou o libanês-brasileiro.