Brasileiro está na final do Global Teacher Prize

Professor Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro, está entre os dez finalistas do ‘Nobel’ da educação. Premiação ocorrerá no próximo 18 de março, em Dubai.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O professor brasileiro Diego Mahfouz Faria Lima está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, premiação anual considerada o “Nobel” da educação. Promovida pela Varkey Foundation, uma organização filantrópica do Reino Unido e patrocinada pelo primeiro-ministro, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, oferece US$ 1 milhão ao grande vencedor, que será anunciado em Dubai em 18 de março.

Faria Lima foi indicado por seu trabalho na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP), onde virou diretor. Antes cheia de problemas com vandalismo, evasão de estudantes e até brigas na porta e tráfico de drogas, a escola hoje é referência na região e praticamente zerou a evasão com ações que, segundo o professor, visavam “dar voz aos alunos e torná-los protagonistas”.

A escola passou a abrir aos fins de semana para oferecer aos alunos aulas de música clássica e outras atividades. O professor eliminou as suspensões e advertências e passou a promover mais o diálogo.

Faria Lima destacou a criação de um comitê de mediação do conflito, onde as brigas, que antes ocorriam na porta do Darcy Ribeiro, foram eliminadas sem entrar nas vias de fato. “Os próprios alunos passaram a identificar situações como conflitos, bulliyng e a convocar as partes envolvidas para o diálogo”, explicou.

Outro brasileiro, o paranaense Rubens Ferronato, ficou entre os 50 melhores na premiação deste ano. Ele não entrou no Top 10, mas estará no evento de anúncio do vencedor, em Dubai.

Veja abaixo o vídeo produzido pela Varkey Foundation que conta a história de Faria Lima e a Darcy Ribeiro:

Publicações relacionadas