São Paulo – No dia 20 de outubro, o brasileiro Raphael Karan parte para mais uma de suas aventuras de motocicleta pelo mundo. Desta vez seu destino é o Oriente Médio. Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Israel fazem parte do roteiro de três meses do aventureiro, que leva na bagagem uma barraca, roupas, saco de dormir, fogão à gasolina e mantimentos.
Essa não vai ser a primeira vez que Karan viaja para países árabes. O brasileiro já esteve no Marrocos e na Mauritânia quando fez um tour pelo continente africano. As nações árabes fizeram parte do Projeto 5 Continentes elaborado por Karan, que viajou de moto durante oito anos por 54 países. No total, foram percorridos 164 mil quilômetros. “Foi a realização de um sonho”, afirmou o aventureiro, que conseguiu patrocínio de empresas de motocicleta e até de companhia aérea.
A viagem ao Oriente Médio faz parte de uma nova etapa. Filho de libaneses, Karan sempre teve muita simpatia pelo povo árabe, tanto que ele resolveu fazer mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre os conflitos na região. “Vou aproveitar para fazer algumas entrevistas e começar a coletar dados”, disse ele, que vai levar, além da máquina fotográfica, uma filmadora.
A idéia do brasileiro é chegar no Egito e comprar uma moto. Segundo ele, o custo de embarcar uma moto para lá é muito alto e não valeria a pena, já que a idéia da viagem é de gastar o menos possível. Em suas últimas viagens, Karan teve o patrocínio de uma empresa de logística, mas para essa ele ganhou apenas a passagem.
De acordo com ele, um dos diferenciais de suas viagens de moto é o contato humano com a população local, pois entre uma parada e outra, Karan monta sua barraca e acampa próximo a casas de moradores que acaba conhecendo no percurso. “O mais bacana é sair de um ponto A para um ponto B, passando por pequenas cidades que turistas normalmente não passam e fazendo amizade com esses moradores”, disse ele, que afirmou ainda que essa é uma experiência única.
Além do contato humano, a paisagem de alguns lugares visitados por Karan ficaram marcados, como o céu no Deserto do Saara. “Eu sonhava em ver o céu do Saara. É extremante limpo e cheio de estrelas. O sol se pondo no horizonte é muito bonito”, afirmou. As experiências do aventureiro podem ser conferidas em diversas matérias escritas por ele para revistas de motociclismo e em seu site (www.raphaelkaran.com.br).
Palestras
Administrador de empresas, ex-executivo da área comercial de shopping center e jornalista, Raphael Karan se dedica atualmente a dar palestras de motivação em empresas e universidades. Entre 2004 e 2006, ele viajou por 150 cidades brasileiras de 11 estados, onde arrecadava alimentos para entidades assistenciais em troca de palestras sobre sua experiência. “Meu sonho se tornou a minha profissão”, afirmou.
Atualmente Karan tem planos de organizar roteiros de viagens para motociclistas e prestar consultoria na área de moto turismo internacional.