São Paulo – A ONU informou nesta terça-feira (26) que os brasileiros doaram R$ 100 mil em menos de dois meses para a campanha de apoio aos refugiados palestinos, promovida pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A campanha foi lançada em 30 de setembro na sede da Câmara Árabe, em São Paulo.
Em comunicado, o chefe do Programa de Saúde da Unrwa, Akihiro Seita, disse que com o dinheiro será possível equipar dois centros de saúde da agência com sistemas eletrônicos de atendimento a pacientes, além da aquisição de uma máquina de ultrassonografia para exames pré-natal. A expectativa é beneficiar cerca de 72 mil pessoas.
No mesmo comunicado, o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Giancarlo Summa, destacou, porém, que a Unrwa precisa de mais doações. “É necessário compreender que essa ajuda humanitária é fundamental para que os serviços básicos de assistência oferecidos pela Unrwa sejam mantidos. A agência passa por uma severa crise financeira neste momento”, destacou.
De acordo com a ONU, a Unrwa atende mais de 5 milhões de refugiados na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Líbano e Síria, sendo que 3 milhões de pessoas dependem totalmente dos serviços da saúde da agência.
As doações podem ser feitas até 04 de dezembro por meio de depósito ou transferência bancária para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), no Citibank (banco 745), agência 008, conta corrente 96910550, CNPJ 03.723.329/0001-79.
Mais informações podem ser obtidas no site http://unrwa.org.br/campanha/, ou clicando no banner localizado na parte de cima do site da ANBA.