Taubaté – Representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Unaizah, na Arábia Saudita, e fabricantes de produtos à base de tâmaras em Taubaté, no interior de São Paulo, discutiram nesta segunda-feira (7) a ampliação do comércio e da produção de produtos processados do fruto por meio da realização de parcerias no setor. Os integrantes da Câmara de Unaizah participarão nesta semana da feira de alimentos e bebidas Anuga Select Brazil, em estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A instituição também organizou a visita às unidades produtivas do interior paulista.
O CEO da Nature Food Tech, empresa com uma linha de produtos feitos a partir das tâmaras, Davi Sierra, recebeu os executivos sauditas na sede da empresa Yog Sorvetes. Depois, os acompanhou à Mrs. Taste, que produz as barras de tâmaras. Lá, os empresários foram recebidos pelo CEO da Mrs. Taste, Laert Giovanelli. As duas companhias, Mrs. Taste e Yog Sorvetes, fabricam produtos criados pela Nature Food Tech.
Durante o encontro, os sauditas afirmaram a Sierra que podem ser fornecedores de tâmaras de elevada qualidade, pois Unaizah, que fica na província de Al Qassim, ao norte de Riad, dispõe das condições de clima e solo ideais para que as tamareiras produzam frutos. Entre essas condições estão temperaturas locais de 50ºC no verão, ideais para o amadurecimento das tâmaras. De lá, exportam para diversos países.
O presidente da Câmara de Comércio de Unaizah, Khaled Mohammad Alsaikhan, falou que o propósito da sua visita à fábricas é fazer mais negócios no Brasil. “Nosso objetivo é ampliar a exportação de tâmaras para um novo mercado que é o Brasil e também atrair interessados para investir no mercado saudita. Desta forma, criar investimentos nos dois lados”, disse.
Vice-presidente da Câmara de Comércio de Unaizah e gerente geral da empresa Alkeraida Dates, Abdulrahman Mohammed Al-Keraida sugeriu vender as tâmaras e pastas de tâmaras de Unaizah aos empresários brasileiros, além de apoiá-los a exportar para o país árabe os produtos processados, inclusive com a oportunidade de alcançar mais mercados da Ásia. “O Brasil é muito importante para troca comercial com o Reino da Arábia Saudita e nosso objetivo é que Brasil se torne hub para distribuição na América Latina”, disse.
Entre seus produtos, a Nature Food Tech criou e comercializa barras de tâmaras com colágeno, que prometem benefícios para a pele, com creatina (para melhorar o desempenho físico), além de açaí com pedaços de tâmaras, entre outros. “A tâmara é um superalimento e o mercado brasileiro tem potencial para crescer”, afirmou Sierra. A empresa, disse, se prepara para lançar mais produtos à base de tâmara no mercado. Alsaikhan observou que a linha de produtos de Sierra tem potencial para fazer sucesso além do Brasil. “Nós estamos acostumados a pegar a tâmara in natura e comer, mas a nova geração não quer mais isso. Então, a tâmara processada tem um apelo grande com esse público”, afirmou.
Também estiveram na visita, o secretário-geral da Câmara de Unaizah, Ryiadh Abdulrahman Al Jowhar, o secretário da presidência da instituição, Fahad Ali Alruqayi, o assessor do vice-presidente, Mohammed Abdullah Alkurayda, e o assessor de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Bassel Abou Latif.
Leia também:
Unaizah, terra de tâmaras e oportunidades