São Paulo – As agências e operadoras de turismo do Brasil esperam uma movimentação de turistas maior na temporada de verão 2012/2013. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), 50,5% das agências pesquisadas têm expectativa de compras de pacotes de viagens 26,8% maior do que no verão anterior.
As empresas de turismo foram entrevistadas pelo instituto nos 24 estados do País e no Distrito Federal. Elas preveem um equilíbro na busca por destinos internacionais, que devem ser preferência de 47,3% dos turistas, e por locais dentro do Brasil, que ficam com os demais 52,7% da preferência. No exterior, os países mais procurados são Estados Unidos, Argentina, Portugal, França e México. No Brasil, a maior procura é pelos estados da Bahia, Ceará e Rio de Janeiro.
Segundo informações divulgadas pela Ipeturis, o motivo para o crescimento esperado no turismo é o aumento dos gastos de brasileiros com viagens. As agências e operadoras também apontaram com suas próprias ações para impulsionar a compra de pacotes, o aumento do poder aquisitivo da população e a estabilidade econômica do Brasil.
"O otimismo do setor é estimulado pela expansão do crédito e da renda, assim como pela queda nas taxas de juros e o alongamento dos prazos de financiamento", disse o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo – Sindetur-SP, Eduardo Nascimento, segundo divulgaçaõ da Ipeturis.
A pesquisa entrevistou 302 empresas de todas as regiões do Brasil. Agências de Turismo que atuam na ponta de vendas constituem 74,5% da amostra e as demais empresas são operadoras turísticas que atuam na produção de viagens organizadas e em serviços de receptivo. A coleta de dados foi feita entre 21 de novembro e 10 de dezembro de 2012. Ipeturis pertence ao Sindetur-SP.