São Paulo – Os brasileiros católicos que moram no Catar ganharam a possibilidade de participar de missas ministradas em português e as crianças poderão fazer catequese também no idioma a partir do final deste mês. Em função de um pedido da comunidade brasileira que vive no país árabe, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica em Barwa, ao lado de Doha, passou a oferecer celebrações eucarísticas em português uma vez ao mês desde maio.
A religião oficial do Catar é a muçulmana, mas o país possui um complexo religioso chamado de Mesaimeer, onde há templos de outras religiões. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, que é Católica Apostólica Romana, é uma das que integra a estrutura. Ela recebe a comunidade estrangeira católica que vive no país para celebrações e outras atividades, como a catequese.
O engenheiro mecânico brasileiro André Claro Cortez mora em Doha e contou à ANBA que na igreja ocorriam missas em diversas línguas, principalmente em inglês, árabe e tagalo (falado nas Filipinas), mas não em português. Foi Cortez quem propôs a realização da celebração no idioma, e ganhou o apoio dos demais participantes da comunidade local falante de português.
Quem se dispôs a fazer as missas em português foi o padre Michael Cadhit (foto acima), filipino que foi ordenado sacerdote na Colômbia e fala vários idiomas, entre eles o espanhol e o italiano. Ele faz a celebração em português, mas a homilia, que é o sermão, é realizado em espanhol.
Até agora ocorreram três missas em português, em maio, junho e setembro. Em julho e agosto elas não aconteceram em função do período de férias, quando muitas pessoas viajam. Cortez conta que na primeira missa em português havia cerca de 200 pessoas participando. Segundo ele, a maior parte era brasileira. A próxima celebração na língua será em 20 de outubro.
Essas missas ocorrem sempre aos sábados, às 11 horas, no horário em que tradicionalmente aconteciam as celebrações em espanhol. Uma vez por mês, ao invés de espanhol, a reza é feita em português. O local das missas não é a igreja principal, mas uma capela chamada Alverna, que faz parte da estrutura da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Cortez conta que houve apoio das embaixadas do Brasil e de Portugal em Doha para a realização das missas em português.
A catequese, que na Igreja Católica é o ensino dos preceitos da religião, a vida de Jesus Cristo e seus ensinamentos, passará a ser oferecida aos sábados, antes das missa das 11 horas, a partir de 29 de setembro. Ela será dada por catequistas brasileiros, segundo Cortez.
André Cortez mora no país árabe com a esposa há dois anos. Ele dá suporte ao cliente para uma empresa brasileira no Catar. Nascido em São José dos Campos, interior paulista, Cortez conta que é de família católica e participava das atividades da igreja já no Brasil.
Contato:
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Barwa – Catar
Informações
Missas: catolicosqatarlinguaportuguesa@gmail.com
Catequese: catequeseportuguesqa@gmail.com