São Paulo – Empresários do Brasil tiveram uma noite de networking com representantes de empresas de países árabes na segunda-feira (13), um momento promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O evento ocorreu em espaço reservado do restaurante Di Paolo, nas proximidades do Expo Center Norte, onde acontece a feira de alimentos e bebidas Apas Show, como parte da programação da entidade na mostra.
Na Apas Show, 15 empresas árabes participam como expositoras em espaço organizado pela Câmara Árabe. Foi com executivos e proprietários dessas companhias que empresários brasileiros associados da instituição tiveram a oportunidade de fazer contatos e estabelecer relacionamentos mais próximos. Participam na Apas empresas árabes dos Emirados Árabes, Tunísia, Egito, Iraque e Líbano.
A operadora brasileira de logística New Expo, que tem sede na capital paulista, esteve no encontro. A empresa trabalha prestando serviço em todo o processo logístico da importação e da exportação, desde a coleta do produto na empresa exportadora até o frete da carga e os trâmites aduaneiros na chegada do item no destino, entre outras etapas que envolvem o comércio entre o Brasil e o mundo.
De acordo com o diretor de Operações da New Expo, Wesley Braga, que participou do coquetel da Câmara Árabe ao lado da head de Freight Forwarding, Gabriela Caram Ramos, a empresa presta o serviço nas transações com todas as regiões do mundo. Entre os países árabes, a New Expo atua na importação de materiais de defesa e segurança dos Emirados Árabes ao Brasil, mas os executivos participaram do encontro justamente para fazer contatos e ampliar a atuação no comércio Brasil-países árabes.
Também estiveram no coquetel representantes da Garra International, uma multinacional brasileira que é forte no comércio de proteína animal e passou a atuar também com commodities como grãos e celulose. A trading tem unidades em São Paulo e Cascavel, no Brasil, e nos Emirados, Nova Zelândia, Austrália e Egito, além de profissionais na França, Jordânia, Chile, Hong Kong, China, Índia e Estados Unidos.
A Garra atua não apenas com exportações oriundas do Brasil, mas também da Argentina, Índia, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, México, Uruguai e Europa, que têm como destino 60 países, principalmente no Oriente Médio. A trading também oferece marcas próprias de determinados produtos em alguns mercados e atua com financiamento à exportação. O gerente de Outsourcing, Fernando Rosa, participou do encontro no Di Paolo ao lado de colegas de equipe com o intuito de ampliar a rede de relacionamento e apresentar o trabalho da Garra aos empresários árabes e brasileiros presentes.
Outra brasileira interessada no mercado árabe é a designer de interiores Katia Campista Di Luccia, do município paulista de Santos. Katia atua desenvolvendo interiores de prédios residenciais, em um serviço que tem como diferencial começar já no planejamento do edifício junto com o engenheiro. Ela também trabalha com mobília de alto padrão e quer fornecer esses produtos ao mercado árabe, assim como oferecer o seu trabalho de designer em projetos imobiliários. Presente no encontro da Câmara Árabe para networking, Katia acredita que há muito espaço para essa mobília de luxo que ela oferece em países do Golfo como Emirados, Catar e Arábia Saudita.
Câmara Árabe sendo ponte
Os brasileiros e árabes foram recebidos no Di Paolo pelo presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, que falou brevemente aos presentes, destacando a importância da participação árabe na feira Apas Show. Ele disse que essa presença, por meio da Câmara Árabe, é um sinal de confiança e disse que a instituição quer ajudar os empresários de países árabes a acessarem o mercado brasileiro. Os árabes oferecem na Apas produtos como tâmaras, azeites, snacks, frutas e vegetais congelados, entre outros.
Leia também:
Cinco países árabes expõem na Apas Show
Feira Apas abre com expectativa de gerar R$ 15 bi
Também estiveram presentes na reunião de networking outras lideranças árabes e da Câmara Árabe, como o CEO e secretário-geral da instituição, Tamer Mansour, o vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad, os diretores Alessandra Frisso e Mohamad Abdouni Neto, o membro do Conselho de Orientação e ex-presidente da Câmara Árabe e cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hannun, além do embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal, e a esposa, Noura Korrab.