São Paulo – A mostra de alimentos e bebidas Apas Show 2024 foi aberta nesta segunda-feira (13) na capital paulista com expectativa de gerar R$ 15 bilhões em negócios e com a presença de mais de 850 expositores, dos quais 200 internacionais, de 22 países, incluindo 15 empresas de cinco países árabes: Tunísia, Egito, Líbano, Emirados Árabes Unidos e Iraque.
“Invistam mais, gerem mais empregos, criem mais lojas. Esse é um setor fundamental social e economicamente”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, para os supermercadistas brasileiros, o grande público comprador da mostra, na solenidade de abertura da Apas Show 2024.
Participaram da abertura uma série de autoridades, entre elas de países árabes, como o embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal, e lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, como o diretor William Atui e o diretor de Novos Negócios, Estevão Carvalho. A Câmara Árabe é quem organiza a participação dos países árabes na Apas.
A notícia sobre a expectativa de movimentação da Apas Show foi dada pelo presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Pedro Lopes, na solenidade de abertura, em que ele também relatou que o setor faturou só no estado de São Paulo, no ano passado, R$ 300 bilhões.
Conscientes desse grande mercado consumidor que é São Paulo e o Brasil como um todo, autoridades de países árabes estiveram no primeiro dia da Apas prestigiando as empresas expositoras dos seus países. Os árabes expõem produtos como tâmaras, azeites de oliva, azeitonas em conserva, snacks, temperos, frutas congeladas e outros produtos em dois espaços, nos pavilhões Branco e Azul do Expo Center Norte.
Grande mercado
O embaixador da Tunísia, que está no posto em Brasília desde janeiro deste ano, esteve pela primeira vez na Apas e disse que a feira é uma grande surpresa para ele. Além da importância que tem para o Brasil, ele disse que a exposição é muito importante também para a Tunísia. Os tunisianos apresentam principalmente tâmaras e azeites na Apas Show.
Lakhal fez questão de relatar, confiante no sucesso que o produto pode fazer junto aos brasileiros, que a Tunísia ganhou recentemente prêmios em 26 categorias por seus azeites na Suíça, de um total de 30 categorias. “O azeite da Tunísia é talvez o melhor do mundo”, disse, além de citar as tâmaras Daglet of Light, da Tunísia, como as melhores do mundo.
O cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, também esteve na Apas para conhecer o espaço da empresa Taybe, que apresenta produtos libaneses na feira. A companhia importa e distribui no Brasil alimentos do Líbano e de outras origens. Azzi lembra que o Brasil tem muitos descendentes de libaneses e que o brasileiro em geral também gosta da comida e dos produtos libaneses.
Ele cita, no entanto, obstáculos para o comércio entre o Brasil e o Líbano, como as tarifas, a distância e o custo do frete, entre outros. “Temos que ver como reduzir os custos para deixar esses produtos entrar de forma mais fluída no mercado brasileiro”, disse. Em função da crise econômica do Líbano, Azzi diz que é importante que o Brasil consuma produtos libaneses e que isso ajuda a manter os produtores no seu país.
O diretor Atui afirma que a participação árabe na Apas é fundamental, tanto para mostrar para as empresas árabes o mercado brasileiro como para que a feira seja uma porta para os produtos árabes no Brasil. Ele afirma que esses alimentos árabes podem ser comercializados tanto junto a indústrias como ao consumidor brasileiro.
Marcas árabes
Além da Taybe, do Líbano, estão na Apas a iraquiana Great Foods, a Agthia Company/Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, as tunisianas Al Jazira, I3C+, CBF Plus, Nouri Dates e FIT, as egípcias Mima Foods, Oriental Fruits, Frosty Foods, EGCT Frozen, Delta, ElSwedy e Dalsa. A brasileira O Primo Logística também participa da feira com a Câmara Árabe.
Também estiveram na Apas no seu primeiro dia outras lideranças árabes, como o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o presidente da entidade, Osmar Chohfi, o cônsul honorário da Jordânia em São Paulo e conselheiro da Câmara Árabe, Mustafá Abdouni, o embaixador da Palestina no Brasil e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, este último acompanhando uma delegação do seu país que se encontra na capital paulista para networking.
As lideranças do setor supermercadista brasileiro e paulista manifestaram na solenidade de abertura da Apas Show solidariedade ao Rio Grande do Sul e anunciaram ações voltadas ao estado, que foi devastado por fortes chuvas e enchentes nos últimos dias. Cerca de 150 supermercados gaúchos foram inundados.