São Paulo – A companhia saudita Saudi Agricultural and Livestock Investment Company (Salic) e indústria brasileira de alimentos BRF S.A. celebraram nesta semana um contrato de fornecimento estratégico de produtos para que a primeira adquira até 200 mil toneladas da BRF por ano ano quando houver estado de emergência alimentar na Arábia Saudita.
A informação foi divulgada pela empresa brasileira nesta quarta-feira (22) em um comunicado ao mercado. A Salic detém 11,03% do capital da BRF, que é uma das maiores produtoras globais de alimentos, com destaque para a carne de frango, e é dona de marcas como Sadia e Perdigão.
Segundo a BRF, não houve nenhuma participação da Salic ou seus administradores na tomada de decisão pela BRF sobre a celebração do contrato. “A obrigação da Companhia de vender produtos à SALIC fica condicionada, dentre outros, à existência de plantas habilitadas para exportação à Arábia Saudita, de modo a não prejudicar o fornecimento de produtos da BRF a outros clientes naquele país”, diz o comunicado da BRF.
Leia também:
BRF Pet exporta para 3 países árabes
A administração da BRF afirma que considera o contrato equitativo porque o preço à Salic será equivalente a uma média de preços de mercado praticados pela companhia a outros clientes e a obrigação de fornecimento só existirá caso a BRF tenha plantas habilitadas para exportação à Arábia Saudita com volume suficiente para atender também aos seus demais clientes naquele país.