São Paulo – A processadora brasileira de carne de frango BRF deverá ampliar sua presença no Oriente Médio com um novo investimento na região. Na segunda-feira (05) a empresa assinou um memorando de entendimentos vinculante para comprar parte do negócio de distribuição de produtos congelados da Qatar National Import and Export Co. (QNIE). A empresa é distribuidora dos produtos da BRF no país do Golfo há mais de 40 anos.
Quando um memorando de entendimentos não é vinculante, ele representa termos preliminares do negócio e não prevê compromissos para os envolvidos até que o acordo prossiga. Já quando é vinculante, gera obrigações entre as partes e reproduz as estruturas do futuro contrato.
De acordo com comunicado divulgado pela empresa brasileira aos investidores, o negócio é estimado em US$ 140 milhões. A BRF afirmou à ANBA que o negócio ainda não foi concluído e que só fará novos pronunciamentos quando o acordo for concretizado. A aquisição será feita segundo as leis do Catar.
A BRF afirmou, na nota divulgada aos investidores, que a transação está “em linha com o plano estratégico de globalização da Companhia, acessando mercados locais, fortalecendo as marcas da BRF, distribuindo e expandindo seu portfólio de produtos ao redor do globo”.
Este não é o primeiro investimento na região. No ano passado, a BRF inaugurou uma fábrica em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A unidade deverá empregar 1.400 funcionários até 2017, quando sua produção irá atingir 70 mil toneladas anuais de marinados, pizzas, empanados e hambúrgueres. A partir desta fábrica, a empresa pretende atender os mercados do Oriente Médio e da Ásia.
Em Omã, a empresa comprou 40% de sua parceira no país, responsável pela distribuição dos produtos Sadia, uma de suas marcas. A BRF também fez outras investidas na região e adquiriu 75% do negócio de distribuição de alimentos congelados no varejo da Alyasra Food Company, sua distribuidora no Kuwait.
No balanço do segundo trimestre deste ano, divulgado em julho, a empresa apresentou crescimento das vendas na região. O faturamento no Oriente Médio e na África atingiu R$ 1,8 bilhão, com alta de 29,3% sobre o segundo trimestre de 2014. A empresa atribuiu o crescimento da sua receita na região ao fato de que o segundo trimestre antecedeu o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, em que há grandes vendas no setor de alimentos.
A empresa reportou um crescimento “significativo” nos Emirados Árabes e em Omã e afirmou: “Esses aumentos são fruto da estratégia adotada pela Companhia de aquisição de distribuidores na região, o que permitiu à BRF avançar na cadeia de valor, podendo introduzir novos produtos, aumentar volumes, melhorar preços e ter mais controle sobre o varejo”.