Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, disse nesta sexta-feira (27) que a cooperação entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pode ajudar na prevenção da possível guerra comercial que tem ameaçado o mundo. O crescente protecionismo econômico de alguns países desenvolvidos foi um dos temas mais discutidos na 10ª Cúpula do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul.
“[O Brics] são cinco países importantes, países chaves em seus respectivos continentes, que trabalhando na coordenação de suas ações e discursos, poderá, sem dúvida nenhuma, ser um movimento que possa deter essa tendência que é muito preocupante”, falou ele.
Aloysio Nunes alertou que o desencadeamento e a generalização de uma guerra comercial global poderá ter consequências diretas sobre a geração de emprego e renda de todos os países, incluindo o Brasil.
O ministro ressaltou que o Brics está pronto para negociar com os Estados Unidos e outros países as mudanças nas regras impostas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), no sentido de tornar as decisões mais ágeis e representativas, mas defendeu que se preserve os mecanismos de cooperação e de solução de controvérsias, consideradas essenciais para o funcionamento da OMC.