São Paulo – Um busto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer passou a figurar na entrada da Feira Internacional Rachid Karami (RKIF), em Trípoli, no Líbano. Fugindo aos padrões tradicionais de bustos, a escultura é uma interpretação contemporânea criada pela artista libanesa Sandra Sahyoun e foi inaugurada na quarta-feira (26). O complexo arquitetônico da feira foi projetado por Niemeyer na década de 1960.

Segundo informações da Embaixada do Brasil no Líbano, a escultura foi viabilizada com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no âmbito das celebrações dos 80 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Líbano, e reflete os esforços da embaixada para promover a revitalização da feira, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A inauguração foi realizada pela embaixada em colaboração com a RKIF e a Fundação Niemeyer Heritage Foundation – Trípoli (NHFT), em evento sob o patrocínio e na presença do ministro da Economia e Comércio do Líbano, Amer Bisat. A inauguração reuniu embaixadores e diplomatas, autoridades públicas libanesas, além de representantes dos meios cultural e acadêmico de Trípoli e de diversas regiões do país. O embaixador do Brasil no Líbano, Tarcísio Costa, foi uma das autoridades presentes.
Leia também:
Embaixada cria Espaço das Mulheres no Líbano


