São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que já conta com um escritório internacional em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde fevereiro de 2019, acaba de anunciar a abertura de duas novas bases internacionais estratégicas, uma no Cairo, capital egípcia, e outra em Riad, na Arábia Saudita. Os escritórios fazem parte do projeto de internacionalização da Câmara Árabe, que teve início no ano passado. O objetivo da abertura das novas unidades é facilitar o comércio, fomentar a internacionalização dos negócios e promover o intercâmbio cultural.
De acordo com o presidente da entidade, Rubens Hannun, as filiais devem ajudar a incrementar as relações entre os países e as regiões. “A partir do escritório em Riad, vamos trabalhar os portos da Arábia Saudita como hub, porque eles são importantíssimos e estão se desenvolvendo; e no Cairo, na Nova Cairo, queremos que seja um hub para toda a África, ampliando o mercado não só pra atuar no mercado árabe, mas no mercado árabe expandido, com a África Subsaariana”, disse Hannun. Ele ainda acrescentou que com a abertura, a Câmara Árabe passará a ter escritórios nos três principais mercados árabes para o Brasil.
No fórum também foi assinado um acordo de cooperação entre a Câmara Árabe e a União das Câmaras de Comércio, Indústria, Agricultura e Profissionais na África (UACCIAP), que contou com a presença remota de Ibrahim El Araby, presidente da entidade (na foto acima, com Hannun). Rubens Hannun agradeceu El Araby pela assinatura e por abrir as portas da União das Câmaras Africanas. “Quero agradecer também o encontro que tivemos em fevereiro, quando pudemos fazer um acordo que nos possibilitou criar o escritório no Cairo”, disse Hannun. O escritório ficará nas instalações da Federação das Câmaras Egípcias, que El Araby também preside. Ainda não foi divulgada a data da inauguração dos escritórios.
Acompanhe a cobertura completa do fórum no site da ANBA.