Dubai – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinou três acordos de entendimento na abertura do seminário de negócios Paraná Business Experience, na manhã desta terça-feira (12) no hotel Crowne Plaza Festival City, em Dubai. Os MoUs foram assinados com a Invest Paraná, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), estava presente no evento e participou das assinaturas. Na foto acima, a assinatura do MoU com o PTI.
Na primeira assinatura, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o presidente da Fiep, Carlos Valter, subiram ao palco e assinaram os documentos juntos. Também participou da assinatura a gerente de Relações Governamentais da Fiep, Leticia Yumi, e o governador do Paraná, Carlos Massa Junior.
Os acordos de cooperação têm como objetivo estabelecer o desenvolvimento do comércio e fortalecer as relações entre o setor privado do Paraná e os países árabes, conectando brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, bem como para contribuir para a atração de investimentos, redução das desigualdades regionais, geração de empregos, inovação tecnológica, entre outros.
Também foi assinado o memorando de entendimento entre a fundação Parque Tecnológico de Itaipu e a Câmara Árabe. Participaram da assinatura o presidente da entidade, Osmar Chohfi, o secretário-geral, Tamer Mansour, o diretor financeiro da PTI, Flaviano da Costa Masnik, e o chefe de negócios e inovação da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Rodrigo Regis de Almeida Galvão.
Este MoU tem por objetivo desenvolver atividades e ações de desenvolvimento de soluções em inovação com startups de diversas áreas, como execução de eventos de conexão para a geração de negócios entre investidores e startups sobre temas estratégicos, rodadas de negócios, entre outras atividades.
Após a assinatura, o embaixador Osmar Chohfi falou brevemente sobre a assinatura dos memorandos de entendimento com a Fiep, a Invest Paraná e o Parque Tecnológico de Itaipu. “Os memorandos têm como objetivo apoiar o estado paranaense na sua projeção internacional no mercado árabe”, disse.
O convênio prevê parcerias com pequenas e médias empresas visando o fomento do intercâmbio comercial, além da atração de investimentos em tecnologia e da troca de conhecimentos técnicos para atender os temas de segurança alimentar e logística.
Chohfi lembrou que o Paraná é um mercado com grande potencial exportador e o que mais embarca proteína de frango, além de ocupar a segunda posição na venda de açúcar aos árabes.
“Em 2020, o Paraná se consolidou como o quarto estado brasileiro que mais exporta para o mercado árabe”, disse o presidente da Câmara Árabe. Ele também felicitou o governador Carlos Massa Junior pelo lançamento do escritório internacional do Paraná, em Dubai. Cerca de 100 pessoas participaram do seminário.
O governador Carlos Massa Junior também fez discurso no seminário. Ele disse que a sustentabilidade é uma pauta mundial e que o governo do Paraná vem trabalhando pela sustentabilidade na região, que traz benefícios como mais qualidade de vida para a população. “A preocupação com o meio ambiente também passa a ser uma grande oportunidade de negócios e ajuda a abrir portas para empresas paranaenses”, declarou. Ele citou a indústria de beleza e bem-estar como um dos setores em que a sustentabilidade é muito relevante atualmente, e deu como exemplo O Boticário, “nossa grande vitrine que nos representa”.
Em seguida, Chohfi e Mansour falaram com cerca de trinta empresários em uma sala de reuniões sobre a cultura de negócios no mundo árabe e os serviços que a câmara de comércio oferece.
Governador
Antes do evento começar, o governador Massa Junior recebeu Osmar Chohfi e Tamer Mansour para uma breve conversa. Eles falaram sobre o potencial do estado do sul do País para fazer negócios e trocar experiências com os países árabes, e Chohfi convidou o governador a participar do Fórum Halal, evento híbrido que a entidade promove em dezembro, em São Paulo. Participaram da conversa o chefe do escritório do Paraná em Brasília, Rubens Bruno, e o consultor Degoncir Gonçalves.
Paraná Business Experience
O seminário teve início nesta segunda-feira (11) e reúne mais de 50 empresas que participam da missão técnica comercial a Dubai, além de empresas e investidores de vários países. O Paraná Business Experience é um evento inédito realizado para conectar empresas paranaenses de diversos segmentos com investidores e compradores estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos e de outros países.
O Paraná Business Experience é realizado pela Invest Paraná em paralelo à Expo 2020 Dubai. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a assumir o pavilhão do Brasil na exposição universal. Além disso, a Invest Paraná abriu escritório comercial em Dubai.