Cairo – A Câmara de Comércio Egípcia de Alexandria, chefiada por Ahmed El Wakil, recebeu uma delegação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, composta de Michael Gamal Kadis, diretor regional, e Rania Mohamed Hagrass, diretora de Relações Internacionais do escritório da instituição brasileira no Cairo, para discutir os meios de Cooperação entre ambos.
Na reunião também estiveram presentes Ahmed Sakr, vice-presidente da Câmara de Alexandria, Dr. Yasser Al-Manawishi, tesoureiro da instituição, e os membros do Conselho de Administração, Al-Budaiwi El Sayed, Sherif Al-Jaziri e Mahmoud Maree.
Na ocasião, Sakr foi receptivo sobre a cooperação com o escritório regional da Câmara Árabe no Cairo, para fortalecer o intercâmbio comercial e as relações econômicas entre Egito e o Brasil.
Sakr destacou que a Câmara de Alexandria está sempre disposta a cooperar entre todas as partes para desenvolver o setor econômico e comercial do Egito.
Entre os aspectos discutidos para cooperação entre as duas câmaras, os executivos concordaram em realizar futuramente novas reuniões conjuntas entre seus executivos. Os objetivos incluem desenvolver as relações econômicas, além de ultrapassar os obstáculos que os empresários do setor privado de ambas as instituições enfrentam.
Michael Gamal disse que esta visita é considerada a primeira do tipo fora do escritório no Cairo da Câmara Árabe, por acreditar nas competências da Câmara de Alexandria e da sua clara e influente atividade no setor privado egípcio.
Gamal destacou que a Câmara Árabe é uma das mais antigas do exterior, pois comemora este ano seu 70º aniversário. O diretor regional também falou sobre atividades e seu papel atual da instituição brasileira, ressaltando que há uma oportunidade de cooperação na área de importação e exportação entre o Egito e o Brasil. Segundo ele, o Brasil tem sido receptivo aos produtos egípcios, pois há muitos itens da nação do Norte da África que começaram a ser amplamente divulgados no País.
Ele destacou que as exportações do Egito no ano 2017 totalizaram o valor de U$S 126 milhões, enquanto as exportações no 2021 atingiram U$S 540 milhões, isso após a conclusão de acordos comerciais entre ambos os países.
Ele acrescentou que uma missão comercial do Egito ao Brasil, foi organizada em julho deste ano, e teve impacto positivo para todas as empresas egípcias que participaram da iniciativa. No final de seu discurso, Gamal acrescentou que a Câmara Árabe pode prestar os seus serviços aos membros da Câmara de Alexandria como, por exemplo, apresentar estudos de marketing, além de organizar de reuniões conjuntas entre os empresários egípcios e brasileiros.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari