São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira está apresentando os países árabes com seus ecossistemas de inovação durante o Startup Summit 2024, que ocorre no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), na capital do estado de Santa Catarina, entre os dias 14 e 16 de agosto. A instituição atua nesse segmento por meio do seu laboratório de inovação, o CCAB Lab, que funciona como um agente de aproximação entre o Brasil e os países árabes na área.
De acordo com a analista de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Elaine Prates, a entidade está no Startup Summit para mostrar o quão ativos são os países árabes no ecossistema de inovação e para apresentar o trabalho do CCAB Lab como um caminho para a internacionalização das soluções de startups brasileiras no mundo árabe. Prates representa a Câmara Árabe no evento com um estande em espaço de entidades de internacionalização, ao lado de outras regiões e países.
O Startup Summit 2024 tem tanto espaço de exposição como de conteúdo, com palestras de interesse do universo das startups ao longo dos seus três dias. Entre os expositores, além de instituições que atuam com internacionalização, estão startups – algumas em estandes individuais e outras em coletivos -, incubadoras, universidades, grandes empresas mostrando suas inovações, fornecedores de tecnologias para startups e órgãos públicos apresentando ações e ferramentas voltadas a es’1se público.
Essa é a primeira participação da Câmara Árabe no evento, que acontece desde 2018. Elaine Prates relata que a possibilidade surgiu a partir de uma aproximação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina por meio de Vinicius Bitencourt, advogado especializado em tecnologia e negócios internacionais, cofundador da Flow Vista, que participou de missão de startups promovida pela Câmara Árabe aos países árabes no ano passado.
Parcerias para participar do Startup Summit
Por meio da parceria com o Sebrae-SC, a Câmara Árabe foi convidada a ter um espaço no Startup Summit 2024 e é uma das patrocinadoras. O evento em Florianópolis é realizado pelo SebraeStartups e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), com a parceria estratégica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).
Em Santa Catarina, a Câmara Árabe também aproveita os dias do evento para agendas institucionais paralelas com a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do estado (SAI) e a Sicos. De acordo com Elaine Prates, o objetivo dos encontros é criar e reforçar o relacionamento para ações e parcerias na aproximação do estado com os países árabes.
Leia também:
Startups do Brasil apresentam suas soluções ao mundo árabe