Cairo – O governo do Egito vai formular com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira propostas de cooperação que possam ser firmada durante o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorrerá no Hotel Renaissance, na capital paulista, no dia 04 de julho, com organização da entidade. O acerto foi feito durante reunião do primeiro-ministro egípcio, Moustafa Madbouly, com lideranças da Câmara Árabe no último final de semana no Cairo, a capital do Egito.
O primeiro-ministro foi convidado pela Câmara Árabe para participar do evento, que ocorre a cada dois anos e se tornou o grande ponto de encontro entre árabes e brasileiros. A partir da reunião no Cairo, Madbouly orientou a formação de um grupo de trabalho, incluindo representantes do Conselho de Ministros do Egito e da Autoridade Geral de Investimentos do país, para discutir com a Câmara Árabe propostas de cooperação para assinatura durante o fórum de julho.
O primeiro-ministro recebeu o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, o secretário-geral da entidade, Tamer Mansour, e o secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy. Além do fórum, foi assunto do encontro a relação econômica Brasil-Egito. Hanafy contou do crescimento recente dos negócios entre os dois países. O Egito foi o maior destino das exportações brasileiras entre os países árabes de janeiro a abril deste ano, saindo da terceira posição em 2021.
Hanafy falou que o Brasil está pronto para ser a porta de entrada das exportações egípcias para a América do Sul e que o País deve investir no Egito por meio de uma zona industrial brasileira. No local, serão fabricados produtos de setores nos quais o Brasil se destaca, como os componentes automotivos e têxteis, para depois serem vendidos no mercado egípcio e restante do mundo.
Chohfi disse que a participação de uma delegação egípcia no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, chefiada pelo primeiro-ministro, poderia tirar proveito dos resultados positivos observados nas relações bilaterais dos países desde a visita do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, ao Egito, em setembro do ano passado. Mourão inaugurou a sede da Câmara Árabe no Egito. Chohfi afirmou esperar que as relações comerciais com o Egito evoluam para uma parceria econômica multidimensional.
Moustafa Madbouly elogiou o recente desenvolvimento das relações egípcias-brasileiras, dizendo que o governo egípcio apoia todos os esforços para elevar o relacionamento com o Brasil ao patamar de parceria econômica, e que o seu país está disposto a implementar propostas para cooperação em investimentos com o Brasil, além de inaugurar uma zona industrial brasileira.