São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira fez uma homenagem ao seu ex-presidente Marcelo Sallum na noite desta segunda-feira (15), após reunião semanal da diretoria. A entidade inaugurou o retrato de Sallum na galeria dos ex-presidentes. “Estamos usufruindo de muito do que o Marcelo fez”, disse o atual presidente da instituição, Rubens Hannun, sobre seu antecessor.
Como exemplos, ele citou o desenvolvimento da certificação digital de exportações que começa agora a ser implementada por meio de acordos da Câmara com países árabes, o estudo sobre transporte e logística envolvendo o Brasil e o mundo árabe que baliza a atuação da entidade nestas searas, e a compra da nova sede, onde a instituição está instalada hoje.
“É preciso frisar que onde estamos, esta sede, se deve muito à ousadia do Marcelo, que se comprometeu a fazê-la”, declarou Hannun. O novo imóvel foi adquirido e sua reforma começou durante o mandato de Sallum, mas foi oficialmente inaugurado já na gestão de Hannun, em abril do ano passado.
“Eu estou muito feliz em ver meu quadro exposto na Câmara Árabe ao lado de outros ex-presidentes, pessoas que eu respeito muito e tenho grande amizade”, disse Sallum à ANBA. E alguns destes ex-presidentes estavam lá para prestigiar, como Walid Yazigi, atual presidente do Conselho de Administração da entidade, Salim Schahin e Antonio Sarkis Jr., além dos atuais diretores da instituição.
“Espero ver os quadros dos futuros presidentes ocupando a sala de reunião inteira, e que eles transmitam às suas diretorias o mesmo espírito de respeito, carinho e amizade que eu aprendi dos presidentes que me antecederam”, acrescentou Sallum.
O quadro foi descerrado por Yazigi e sua esposa, Arlete (foto do alto). Sallum lembrou que o próprio Yazigi o convidou para integrar o Conselho da Câmara Árabe há 20 anos. A obra foi pintada pelo artista plástico Marcus Cláudio de Caldas, de Vinhedo, no interior de São Paulo, a partir de fotografias do retratado.
“Na época ele me disse que eu só precisaria participar de uma ou duas reuniões por ano (risos), mas com o tempo eu descobri que ele me deu a oportunidade de conhecer a Câmara e pessoas que levarei como amigos para o resto da vida”, declarou o homenageado. “Tudo o que nós fazemos com gosto, com pessoas que gostamos, não vemos o tempo passar, nem parece que faz 20 anos [que eu tive meu primeiro contato com a Câmara]”, destacou. Sallum foi presidente por dois mandatos de dois anos, de 2013 a 2016.