São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira lançou nesta terça-feira (24) um plano piloto de sistema de rastreabilidade para produtos halal, o Trust Trace. A iniciativa foi apresentada no Global Halal Brazil Business Forum (GHB), na capital paulista, quando a instituição assinou um acordo com os parceiros iniciais do projeto.
O Trust Trace ficará dentro da Plataforma Ellos, na qual a Câmara Árabe já tem hospedado o Easy Trade, sistema que digitaliza os trâmites aduaneiros do comércio entre o Brasil e os países árabes. A rastreabilidade se soma a essa solução e fará parte de um grupo ainda maior de serviços inovadores para exportadores que a Ellos comportará.
O Trust Trace trará informações sobre todo o processo produtivo pelo qual passou o item halal até chegar nas mãos do consumidor, desde a produção no campo até a parte logística, como o seu transporte. O diretor de Tecnologia e Inovação da Câmara Árabe, Marcos Bulgarelli, apresentou o projeto ao público presente no fórum GHB.
A Câmara Árabe, por meio do seu presidente, Osmar Chohfi, assinou acordo para o plano piloto com a Ecohalal, por meio de Ali Zoghbi. A Ecohalal é um projeto voltado ao halal da startup especialista em rastreabilidade, a Ecotrace Solution. Também firmou acordo o CCO da Drops Holding Group, Khaled El Atat, que vai colaborar com a iniciativa.
Antes da assinatura do acordo, o CEO e fundador da Ecotrace, Flavio Redi, apresentou o trabalho de rastreabilidade da empresa. Ele contou como o uso da tecnologia possibilita o controle dos processos envolvidos no halal, desde inteligência artificial até biometria em etapas como a degola ou a verificação de acessos aos locais de produção.
A Câmara Árabe também assinou durante o fórum GHB, com a Ecohalal, por meio de Mohamed Zoghbi, acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para uso de membros da instituição de soluções digitais de comércio exterior da Câmara Árabe que estão na Plataforma Ellos. Ricardo Santin, presidente da ABPA, firmou o acordo em nome da associação.
O GHB, promovido pela Câmara Árabe e a Fambras Halal, ocorre com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.