São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove a participação de empresas brasileiras na próxima edição da maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, a Gulfood, que ocorre de 19 a 23 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Um grupo com seis companhias já garantiu a presença com a instituição na mostra, mas ainda há espaços disponíveis para interessados em expor.
Em encontro preparatório virtual nesta quarta-feira (31), foram disponibilizadas informações sobre o mercado de alimentos dos Emirados Árabes Unidos e o norte da participação orquestrada pela Câmara Árabe. “É uma feira muito atraente, diversificada, em que há procura não apenas por commodities, mas também de produtos de alto valor agregado, e é isso que a Câmara Árabe está visando dentro da sua estratégia”, disse o CEO e secretário-geral da entidade, Tamer Mansour (foto acima), na reunião.
Apresentação feita no encontro online pelo gerente de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, Marcus Vinícius, apontou para as oportunidades que existem nos Emirados no setor de alimentos. Mais da metade dos alimentos consumidos no país árabe, que somaram US$ 30,29 bilhões no ano passado, são importados. O consumo deve avançar para US$ 30,58 bilhões neste ano e US$ 30,94 bilhões em 2025.
O gerente mostrou quais são alguns dos principais canais de distribuição dos alimentos junto ao público nos Emirados Árabes Unidos. Entre os nomes de hipermercados e varejo voltados ao setor estão as redes Carrefour, Emke Group e Nesto Group. Há supermercados como Al Maya, Centrepoint Stores e Choithrams. O e-commerce cresce e tem a atuação de empresas como Amazon, Namshi, Noon e Sharaf DG na região.
Além de participar da Gulfood promovendo a presença de empresas brasileiras como expositoras, a Câmara Árabe estará na mostra executando ações do Projeto Halal do Brasil. A iniciativa, levada adiante com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem por objetivo fomentar a presença internacional do Brasil como fornecedor de produtos halal. O foco é incentivar exportação de alimentos com valor agregado.
Como parte do projeto, será promovida durante o período da Gulfood uma agenda voltada a oferecer experiências ao público, influenciadores e tomares de decisão da região com os alimentos halal do Brasil. A diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes, apresentou as atividades previstas durante o encontro online. O chef brasileiro Ian Baiocchi estará nos Emirados Árabes e será a estrela da preparação de pratos com os produtos halal brasileiros.
No dia 19, ele faz um Cooking Show preparando receitas com ovos e frangos halal no estande da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na Gulfood. No dia 20, ocorre a Top Table, em que Baiocchi ministrará uma masterclass aberta ao público da feira, o que será seguido de degustação dos pratos por um grupo de convidados. “Pretendemos chamar influenciadores que vão atestar a qualidade do produto halal brasileiro”, afirma Gomes.
No dia 21 ocorre o 4 Hands Dinner, jantar para convidados no Bistro des Arts, em Dubai, na qual o público do restaurante poderá pedir o menu feito pelo chef brasileiro e um chef árabe, tudo com ingredientes halal. Em 22 de fevereiro será promovido outro Cooking Show com Baiocchi, para pratos com carne bovina halal, no estande da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) na Gulfood. No mesmo dia pela noite ocorre o Churrasco halal do Brasil, voltado para jornalistas e compradores de produtos halal, no Hotel Conrad.
A Câmara Árabe organiza a participação brasileira em dois espaços na Gulfood, segundo a coordenadora de Eventos, Verônica Sales. Um deles ficará no Concourse 1 (Corredor) e outro no Hall 3 do Meat & Poultry Pavillion, pavilhão de Carnes e Frango. As empresas que já confirmaram a participação com a instituição serão a Golden Agri Resources, a Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista (Camap), a Stefenoni, a Nad Al Shiba, a Agrícola Ferrari e a Arbaza. Algumas delas terão mais de um estande individual.
O encontro online desta quarta-feira também foi uma oportunidade para apresentação às empresas dos principais serviços da Câmara Árabe e da agenda que será executada pela entidade em 2024, o que foi detalhado pela diretora Silvana Gomes. Além da presença na Gulfood, a Câmara Árabe promove uma série de outras ações neste ano, desde atividades do Projeto Halal do Brasil, como Roadshows no Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco, até promoção da presença árabe na feira Apas e uma missão liderada por laboratório de inovação CCAB Lab.
Para participar com a Câmara Árabe como expositor da Gulfood, entre em contato pelo email comercial@ccab.org.br ou pelo telefone +55 (11) 3145 3200.