São Paulo – Representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira estão negociando acordos de cooperação para fomentar o comércio entre o Brasil e a Argélia. Eles realizam reuniões com entidades argelinas, no país árabe, em um roteiro no Norte da África, que inclui ainda Tunísia, Marrocos e Egito. Nestes países os executivos da entidade também terão encontros com empresários e representantes do setor comercial.
No domingo (12), Tamer Mansour, executivo de Relações Governamentais, e Júlia Paz, executiva de Negócios Internacionais da Câmara Árabe, encontraram-se com Wahiba Behloul, diretora de Relações Internacionais da Federação das Câmaras da Argélia, na capital Argel.
"Conversamos sobre as possibilidades de colaboração entre as duas câmaras e as maneiras de estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Argélia", conta Mansour. "O acordo inclui colaborações técnicas e parcerias para a realização de feiras, missões e rodadas de negócios", afirmou.
Ainda no domingo, Mansour e Paz reuniram-se com executivos do grupo Numidis, que atua na área de distribuição de alimentos e possui seis supermercados na Argélia. "Falamos sobre os produtos brasileiros, como eles são vistos na Argélia, discutimos regras de importação e também visitamos um de seus supermercados", relata Mansour. O Numidis pertence à holding Cevital, que atua também nos setores automotivo e de material de construção.
Nesta segunda-feira (13), os executivos da Câmara Árabe participaram de reuniões em três órgãos públicos argelinos: no Centro Nacional de Registros do Comércio; na Central Argelina de Controle de Qualidade e Embalagem; e na Algex, que é a agência de promoção de exportações local.
No centro de registros, eles negociaram um acordo para que a Câmara Árabe possa ter acesso ao banco de dados das empresas argelinas; já na Central de Qualidade e Embalagens, negociou-se um acordo para que a entidade envie à Câmara Árabe as regras e exigências dos produtos a serem exportados para a Argélia, especialmente nos setores de cosméticos e higienização.
"Na Algex, conversamos sobre os produtos de interesse de exportação argelinos, como tâmaras, azeite, azeitonas. Eles também mostraram interesse em firmar parceria com a Câmara Árabe para a organização de uma exposição de artesanato e outros produtos argelinos no Brasil", afirma Mansour. Todos os acordos negociados pelos executivos serão avaliados posteriormente pelas diretorias dos órgãos envolvidos e devem ser assinados durante a feira Djazagro, do setor agrícola e de alimentos, que acontece em Argel, de 23 a 26 de abril.
Na terça-feira (14), Mansour e Paz irão reunir-se com o diretor da Divisão Sanitária do Ministério da Agricultura da Argélia e com representantes da Associação de Importadores de Alimentos daquele país. Na quarta-feira, eles seguem viagem para a Tunísia. A viagem e os encontros dos executivos da Câmara Árabe na Argélia contam com o apoio da embaixada brasileira em Argel.