São Paulo – Criado para promover a participação de empresas startups do Nordeste na economia do País e no exterior, o evento Neon conta neste ano com a participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A head de Consultoria Internacional e CCAB Lab da instituição, Karen Mizuta, participa do encontro como jurada de uma competição de startups e de painéis sobre inovação e potencial do mercado da Ásia.
Realizado em Teresina, Neon está em sua terceira edição – as duas primeiras foram em São Luiz, no Maranhão, e João Pessoa, na Paraíba – em uma agenda repleta de atividades para capacitar e promover as startups nordestinas. O Neon começou na quinta-feira (3) e termina nesta sexta-feira (4) com palestras, mentorias, rodadas de negócios e investimentos, exposições de startups e apresentações culturais, de especialistas e participação empresas bigtechs.
Karen Mizuta foi convidada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para participar como jurada de pitches (apresentações) de startups no programa Arena Web Summit. Após essa etapa de apresentações, 38 empresas serão selecionadas a participar da missão de internacionalização para o Web Summit Lisboa, em Portugal, em novembro.
Durante o painel de debates “Vender para a Ásia: estrutura jurídica, cultura de vendas e gatilho de decisão”, realizado na quinta-feira (3), Mizuta apresentou o potencial de negócios para startups em países árabes, alguns dos quais passam por processos de diversificação de suas economias.
“O que eu pontuei foi a questão de oportunidades no mercado árabe”, disse Mizuta. “A questão de diversificação econômica pela qual estão passando, com as visões estratégicas 2030, 2050, de Arábia Saudita, Emirados Árabes e demais [países] pensando em inovação, em atração de pessoas qualificadas, investimentos e em compor um quadro de sustentabilidade”, afirmou.
No encontro, ela também afirmou que empresas precisam conhecer e se adaptar à cultura dos países árabes para atuar neles, devem se adaptar à dinâmica daquelas economias, às preferências locais e exigências regulatórias. “Além disso, [é preciso] saber negociar com a cultura local, que não é tão pragmática”, disse.
Em sua participação no Neon, Karen também apresenta o CCAB Lab, hub de inovação da Câmara Árabe, que busca conectar os ecossistemas de inovação do Brasil e dos países árabes.
“Falei como a Câmara pode ajudar como o CCAB Lab. É um hub de inovação pensado para isso, ser um braço de apoio para conexões do mundo árabe trazendo informações e oportunidades”, disse. Nesta sexta-feira (4), ela participará do painel “Quem paga a conta? Programas e redes que apoiam sua entrada global”. Mais informações sobre o Neon estão disponíveis aqui.
Leia mais:
Arábia Saudita busca startups no Brasil


