São Paulo – A terceira edição do SDG Business Forum, ou Fórum de Negócios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrerá no dia 17 de julho na sede da ONU, em Nova York. Pela primeira vez, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira irá participar como ouvinte, convidada pela Câmara de Comércio Internacional (ICC Global, em inglês), que também organiza o evento.
O foco desta edição será em cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável: Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; e Vida sobre a Terra. A ideia é que a Câmara Árabe traga formas de engajamento nos ODS aos seus associados, além de identificar novas oportunidades, sejam novas frentes comerciais ou de investimentos.
Segundo Fernanda Baltazar, executiva de negócios internacionais da Câmara Árabe, “participar deste evento, cujo tema faz parte da agenda global e que traz importantes stakeholders mundiais do setor público, privado e terceiro setor, é uma grande oportunidade para a Câmara Árabe se inserir como fomentadora do comércio inovador e sustentável entre as nações que representa”.
O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, complementa: “[Participar do evento] é agregar valor à marca CCAB, à empresa e aos seus serviços, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido”.
A Câmara Árabe encaminhou à Câmara de Comércio Internacional um portfólio de ações ligadas aos ODS, e os projetos foram selecionados como casos de sucesso e serão divulgados em telões durante o Fórum da ONU. São eles: o Projeto de Segurança Alimentar; a parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR); a participação e a assinatura de memorando de entendimento na COP 22 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Marrakech, no Marrocos, em 2016); e a participação no Fórum Mundial da Água em Brasília, em abril deste ano. A Câmara participará ainda da Wetex Dubai, feira voltada aos setores de água, energia, tecnologia e meio Ambiente, em outubro, e da Expo Dubai 2020.
Além do Fórum, será proposta uma reunião de trabalho organizada pela Câmara Árabe, com o apoio da ICC Global, para tratar do projeto de Segurança Alimentar, estimulando a discussão e buscando possíveis parceiros, apoiadores e financiadores para o projeto.
Os países árabes Argélia, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Tunísia também são importantes atores tanto na formulação quanto na implementação dos ODS.