São Paulo – O CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, participa do evento Mini ONU, que promove debates da agenda internacional entre alunos do ensino médio de todo o Brasil. O evento é organizado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A 12ª edição do Mini ONU estava programada para começar no último sábado (8), em Belo Horizonte.
A palestra de Alaby ocorre nesta segunda-feira (10), dentro de um debate sobre a Cúpula América do Sul Países Árabes (Aspa). Ele abordará a relação comercial entre o Brasil e os países árabes. "Vou falar do histórico de relacionamento comercial entre as partes, mostrar como o Brasil é considerado um parceiro confiável para os árabes", destaca o CEO. "Vou falar ainda sobre a excelência dos produtos brasileiros no mercado local e sobre as ações para melhorar o fornecimento de produtos e serviços", conta.
O Mini ONU reúne ao redor de 780 alunos do ensino médio de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Maranhão em sessões de debates e palestras que tratam de temas da carreira diplomática e de instituições internacionais. Além da Aspa, a agenda também inclui assuntos da Conferência do Desarmamento das Nações Unidas, da Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos, do Fundo Monetário Internacional, da Organização Internacional para a Migração, entre outros.
A organização dos debates é dos alunos do curso de Relações Internacionais da universidade. Junto aos estudantes brasileiros, também participam jovens em intercâmbio no Brasil, vindos da Alemanha, Canadá, França, Suíça e Angola. O evento segue até a quarta-feira (11).
Alaby considera interessante a oportunidade de poder falar aos jovens. "Pode-se mudar a imagem que os jovens têm em relação aos países árabes. Talvez seja um conhecimento muito simples, muitos não sabem nem quantos são os países árabes. Vou dar uma visão mais realista [do tema]", completa o CEO.

