São Paulo – O escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vai sediar o consulado itinerante do Brasil na sexta-feira (24) e sábado (25), com oferecimento de serviços no emirado. A Embaixada do Brasil no país, que fica na capital Abu Dhabi e tem ali seu setor consular, tomou a medida principalmente para facilitar o atendimento aos cidadãos brasileiros que moram em Dubai.
“Temos uma comunidade de 10 mil brasileiros aqui nos Emirados e uma grande parte dessa comunidade é ligada a setores sediados em Dubai”, disse para a ANBA por telefone o embaixador do Brasil nos Emirados, Sidney Leon Romeiro, citando profissionais da aviação civil, trabalhadores liberais como médicos, engenheiros e advogados e as equipes de cerca de 30 a 40 empresas brasileiras que estão sediadas em Dubai. “Dubai é uma cidade mais econômica, mais ligada às atividades de empreendedorismo, comerciais e financeiras, e em Abu Dhabi há mais setores ligados ao governo”, relata o embaixador.
O diplomata conta que o consulado itinerante já foi adotado no passado e que agora será retomado. Dependendo da experiência, ele será colocado em prática com mais assiduidade, provavelmente a cada dois meses, cogita Romeiro. Hoje quem precisa dos serviços consulares do Brasil, sendo de Dubai ou outros emirados, como Ras Al-Khaimah e Sharjah, que ficam mais próximos a Dubai, precisa ir até Abu Dhabi.
O consulado itinerante vai funcionar das 9h às 18h (horário local) com agendamento. A ideia é que os cidadãos preparem a documentação necessária para levar e sejam atendidos com hora marcada. Serão oferecidos os serviços consulares como renovação de passaporte, emissão de registros de nascimento e casamento, de atestados de residência, entre outros. O atendimento é voltado tanto a brasileiros como a estrangeiros com viagem ou relações com o Brasil, que precisam, por exemplo, de emissão de vistos.
Consulado: brasileiros nos Emirados
Sidney Leon Romeiro afirma que a comunidade brasileira nos Emirados Árabes Unidos é atualmente a terceira maior do País no Oriente Médio e vem demandando mais serviços. Segundo ele, uma parte dessa população é jovem, tem filhos e, portanto, tem uma atividade consular um pouco mais dinâmica. “Acho que a embaixada alcançando esses brasileiros em Dubai vai estar contribuindo para diminuir o nível de demanda e dando uma assistência melhor e a um número maior de brasileiros”, afirma.
O embaixador afirma que os Emirados é um país em franco crescimento e muito próspero. “É um país de uma grande projeção econômica e financeira, não só regional, mas mundial também, então a tendência é que que atraia profissionais liberais brasileiros, profissionais especializados, como tem feito”, diz Romeiro. Por isso, ele afirma que o governo brasileiro está investindo também para facilitar a adaptação e a estada dessas pessoas no país. “É uma mão de obra que contribui para a projeção do Brasil”, fala.
O diretor do Escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, afirma que a instituição colabora para reforçar o relacionamento entre o Brasil e os países árabes em todas as esferas, inclusive em questões voltadas às comunidades brasileiras na região, e lembra que os empresários também estão entre os que devem acessar os serviços consulares via Dubai, facilitando o fluxo de negócios Brasil-Emirados. “Espero que esse seja o primeiro de muitos dias de consulado itinerante na Câmara Árabe”, disse Solimeo.
Leia também:
Sidney Romeiro assume Embaixada do Brasil em Abu Dhabi
Consulado Itinerante do Brasil em Dubai
No Escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Marina Plaza, 32º andar – Dubai Marina
Dias 24 e 25 de maio de 2024
Atendimento das 9h às 18h, com agendamento
Marcações pelo site do consulado
Mais informações aqui