São Paulo – O Câmara Árabe TV, ferramenta de comunicação institucional da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foi vencedor da fase regional do Prêmio Aberje 2010 (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria "Mídia – Pequenas e Médias Empresas". O prêmio Aberje escolhe as melhores iniciativas de comunicação empresarial desenvolvidas no Brasil, além de cinco regiões individualmente.
O programa da Câmara Árabe é gravado em vídeo e transmitido no site da entidade. Depois de vencer a etapa regional, como melhor iniciativa de comunicação entre pequenas e médias empresas do estado de São Paulo, ele concorre à premiação nacional, que será anunciada em 25 de novembro. O programa foi criado em fevereiro de 2010 pela equipe do departamento de Marketing da Câmara Árabe com o objetivo de comunicar-se com os públicos da entidade, empresários brasileiros e árabes, de forma unificada e com baixo custo.
Para Rubens Hannun, vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, a vitória na etapa regional do Prêmio Aberje é extremamente importante e vem premiar a inovação, o ineditismo e a qualidade do programa.
O Câmara Árabe TV possui duas versões, uma em português e outra em inglês com legendas em árabe. Juntas, as duas edições já tiveram 42.629 acessos desde seu lançamento. "Você pode atingir um público que tem um fuso horário de até sete horas de diferença, de forma barata e no local que ele estiver", conta Andréa Uhlmann, gerente de Marketing da Câmara Árabe. O programa já foi assistido por expectadores em 79 países.
Para Andréa, o grande desafio da implementação do Câmara Árabe TV foi "dar freqüência à informação", já que o programa, que é quinzenal, não conta com jornalistas em sua produção. "Agora, estamos procurando viabilizar economicamente o programa, com anúncios, mas sempre procurando manter a isenção de conteúdo". O Câmara Árabe TV aborda assuntos como economia, turismo, comércio exterior, cultura, além de divulgar os eventos promovidos ou apoiados pela entidade.
"É uma vitória dupla [para a Câmara Árabe] porque concorreu com a revista. As duas iniciativas estão de parabéns", afirma Hannun. Na etapa paulista, vencida pelo programa, também foi finalista o Câmara Árabe em Revista, publicação da mesma instituição, e as 60 edições do Pão com Manteiga, da empresa de comunicação KlaumonForma. O Pão com Manteiga é um encontro mensal entre profissionais de diferentes empresas e consultores especializados para debater temas relativos à comunicação empresarial. Na final nacional, o Câmara Árabe TV concorre com o Informativo Baleia, do Hospital da Baleia, de Belo Horizonte.
O prêmio Aberje está em sua 36ª edição e contempla iniciativas de comunicação empresarial em 20 categorias divididas em três áreas: Gestão de Comunicação e Relacionamento; Mídias; e Pequenas e Médias Organizações. As etapas regionais são divididas em: Espírito Santo e Rio de Janeiro; Minas Gerais e Centro-Oeste; Norte e Nordeste; Sul; e São Paulo.
Para assistir ao Câmara Árabe TV, acesse o site http://www.ccab.org.br/catv.