São Paulo – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) contará com a colaboração da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para mostrar ao público da Expo 2020 Dubai o setor espacial brasileiro. O secretário-executivo da pasta, Sergio Freitas de Almeida, esteve reunido com lideranças da instituição na capital paulista nesta sexta-feira (30) tratando dessa cooperação e de outras possibilidades de aproximação entre o Brasil e os países árabes na área de ciências e tecnologia. Na foto acima, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e Almeida.
A Expo 2020 Dubai é uma exposição universal que ocorrerá nos Emirados Árabes Unidos entre 1º de outubro deste ano e 31 de março do ano que vem. Nela, países apresentam o que têm de melhor em vários âmbitos. O Brasil terá um pavilhão na mostra, no qual a sustentabilidade será a temática central e no qual serão feitas várias ações. Uma delas será a Semana do Espaço, de 16 a 23 de outubro, acompanhando a agenda geral da exposição.
Nos dias voltados ao assunto, o governo brasileiro pretende mostrar o potencial do País na área espacial. Em entrevista à ANBA, o secretário-executivo do MCTI deu um panorama de como o Brasil está posicionado no segmento. O País possui o Centro de Lançamento de Alcântara, base de lançamento de foguetes no estado do Maranhão, que foi aberto à exploração comercial, inclusive ao uso por estrangeiros. “Já há quatro empresas estrangeiras qualificadas para lançamento de satélites a partir da Base de Alcântara”, disse Almeida.
O Brasil também assinou o Programa Lunar Nasa Artemis, se tornando o único país da América Latina a integrar a iniciativa. O programa traz um conjunto de princípios, diretrizes e boas práticas para a exploração do espaço e tem o compromisso de colocar na lua um astronauta negro e uma mulher. O Brasil fornecerá no programa os rovers, pequenos equipamentos para coleta de informações e materiais na lua e outras superfícies, segundo Almeida. “O Brasil já tem experiência nisso, fornecimento de equipamentos relacionados ao setor aeroespacial”, diz.
É do Brasil também o primeiro astronauta da América do Sul a ir ao espaço, o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Ele viajou em 2006, na Missão Centenário, para a Estação Espacial Internacional. Além disso, o Brasil possui expertise no setor privado em produção de equipamentos de tecnologia da informação e comunicações voltados ao setor espacial, principalmente para a transmissão de dados.
O MCTI está procurando parceiros interessados em participar da Semana do Espaço na Expo 2020 Dubai, tanto do setor privado brasileiro como dos países árabes. “Gostaríamos, de dentro do pavilhão do Brasil na Expo, produzir o melhor conteúdo possível que mostre todas essas experiências brasileiras que já acontecem, além de abrir oportunidade para que empresas do mundo inteiro possam investir nesse setor a partir do Brasil”, disse.
A secretária de Articulação e Promoção da Ciência no MCTI, Christiane Gonçalves Corrêa, participou da reunião de forma remota desde Brasília e apresentou uma prévia do que será feito no pavilhão brasileiro durante a Semana do Espaço na Expo 2020. Está planejado que todo o conteúdo sobre o potencial brasileiro no setor espacial seja apresentado de maneira bem dinâmica, com projeção de grandes imagens, apresentação de maquetes, criação de um espaço com mirante, de salas com vídeos e de espaço de discussões. Marcos Pontes deve participar.
O presidente da Câmara Árabe se mostrou aberto à colaboração, inclusive para a prospecção de empresas associadas da entidade que possam ter interesse na parceria. O ministro Marcos Pontes deve conversar com os empresários no final de agosto, durante passagem por São Paulo. Na ocasião, ocorrerá o lançamento do CCAB Lab, laboratório de inovação da Câmara Árabe. A Câmara Árabe tem um escritório em Dubai e Chohfi colocou a estrutura à disposição do MCTI na Semana do Espaço.
Em função das questões de logística, de orçamento, de embarque de equipamentos que a participação na Expo 2020 Dubai envolve, Almeida pretende contar com o know-how da Câmara Árabe, que já está estabelecida nos Emirados e conhece bem o setor empresarial árabe. O encontro em São Paulo foi alinhavado a partir de uma visita de Chohfi e do secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, ao MCTI, em Brasília, há cerca de duas semanas. Do encontro em São Paulo também participaram a diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes, e a gerente de Relações Institucionais da instituição, Fernanda Baltazar.