Cairo – Um escritório de representação da Câmara de Comércio de Dubai foi inaugurado na capital egípcia no domingo (11) pela embaixadora dos Emirados Árabes Unidos no Cairo, Mariam Khalifa Al Kaabi, para fortalecer os laços comerciais entre os Emirados Árabes Unidos e o Egito.
O diretor-executivo de Escritórios Internacionais da Câmara, Omar Khan, disse que o Egito é um parceiro estratégico importante para a instituição e que as relações estreitas entre os dois países forneceram uma base sólida para o sucesso das empresas de Dubai no Egito. O volume de investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Egito mais que dobrou recentemente e o volume das trocas comerciais entre os dois países alcançou o patamar de US$ 5,7 bilhões em 2021.
Khan disse que a abertura do novo escritório no Cairo está alinhada com os objetivos de iniciativa “Dubai Global”, pela qual a Câmara busca estabelecer uma rede de até 15 escritórios no exterior até o final desta semana. Outros dois escritórios tinham previsão de inauguração no período. Para o próximo ano, o objetivo é atingir a marca de 27 escritórios, chegando a 50 escritórios até o final de 2030. A iniciativa oferecerá oportunidades de expansão global para as empresas dos Emirados Árabes Unidos.
Khan explicou, em declaração especial à ANBA, em paralelo à inauguração do novo escritório, que a Câmara de Dubai tem escritórios de representação em países como México, Brasil, China, Etiópia, África do Sul e Angola. Segundo o executivo, a Câmara está orientando empresas em Dubai e mundiais a respeito das oportunidades no mercado do Egito e, por outro lado, apresentando às empresas egípcias oportunidades disponíveis em todos os países onde a Câmara de Dubai possui escritórios.
Entre o Egito e Dubai
O diretor-executivo disse que a Câmara de Dubai identificou muitos setores com alto potencial para aumentar o volume de investimentos mútuos entre Egito e Emirados Árabes Unidos, entre os quais se destacam comércio, indústria, alimentos, tecnologia da informação e serviços marítimos.
Segundo ele, o novo escritório fornecerá às empresas egípcias uma ampla gama de informações de mercado e expertise operacional. Isso permitirá que multinacionais, além de pequenas e médias empresas no Egito, tenham acesso a parceiros confiáveis em Dubai, o que permitirá melhorar a posição do emirado como um centro de negócios global.
Em relação às empresas de Dubai, Khan explicou que o escritório do Cairo trabalhará para fornecer a elas informações a respeito do mercado egípcio, estratégia de acesso e a expertise operacional necessária. O escritório do Cairo também ajudará na promoção de oportunidades de negócios no Egito, providenciando às empresas de Dubai acesso a parceiros confiáveis no país.
Oportunidades no Egito
O Egito é o segundo parceiro comercial de Dubai no continente africano e ocupou, no ano passado, o 20º lugar na lista global de países que têm comércio com o emirado. O número de empresas egípcias associadas na Câmara de Dubai e operando no emirado é superior a 14.700. Segundo Khan, o Egito é um dos maiores hubs de startups na África, com 14% do total de startups no continente africano, segundo relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Khan disse que o emirado de Dubai proporciona às empresas um acesso facilitado a um mercado expandido de cerca de 2,2 bilhões de consumidores, constituindo-se assim um centro para habilitar as empresas egípcias a aumentar a presença globalmente.
Tradução do árabe por Georgette Merkhan