Câmara de Dubai promove Fórum de Negócios no Panamá

A 3ª edição do Global Business Forum (GBF) para a América Latina ocorre em 09 e 10 de abril, na Cidade do Panamá.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A terceira edição do Global Business Forum para a América Latina ocorre nesta terça (09) e quarta-feira (10) na Cidade do Panamá. O evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), acontece pela primeira vez fora do emirado. A Câmara de Dubai, que tem escritório em São Paulo desde 2017, inaugurou uma filial no país da América Central em abril do ano passado. A Cidade do Panamá é considerada um grande centro de distribuição das Américas. Há planos também da câmara inaugurar um escritório na Argentina ainda este ano.

O objetivo do fórum é explorar novas áreas de colaboração e crescimento relacionadas ao comércio e investimento entre a América Latina e os países árabes do Golfo. Com o tema “Próximos Centros de Distribuição, Novas Regiões”, o evento será centrado em novas oportunidades a partir dos centros de distribuição do Panamá e de Dubai.

Janine de Menezes, diretora de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, vai participar da conferência. “Acredito que este fórum de logística estratégica será uma oportunidade de estreitar e otimizar as relações de comércio entre as regiões, reunindo lideranças para explorar potencialidades”, disse Menezes. Segundo ela, o potencial de parcerias em diversos setores das duas regiões é imenso.

O chefe do escritório internacional da Câmara de Dubai no Brasil, João Paulo Paixão, afirmou que este é o único evento que reúne América Latina e Golfo, duas regiões distantes, mas com potencial gigantesco para o comércio, investimentos e turismo. “A ideia é aproximar países que não se conhecem tão bem e reforçar os laços entre as regiões. O Panamá tem um perfil parecido com Dubai, é um centro de distribuição de carga e de passageiros, e pretendemos discutir o papel desses hubs e redefinir o conceito de regiões que podem estar próximas mesmo à distância”, afirmou.

Para o diretor do escritório internacional da Câmara de Dubai no Panamá, Saad Ishtiaq, o fórum é um marco da entidade para a América Latina e pretende aprofundar a relação entre a região e o Oriente Médio, principalmente os Emirados Árabes Unidos. “Dubai e a Cidade do Panamá são como espelhos, muito semelhantes, estão em posições geográficas estratégicas em suas regiões, e o Panamá serve de porta de entrada para a América Latina. O fórum irá reunir pessoas de alto nível das duas regiões e servirá como uma plataforma de intercâmbio comercial”, disse Ishtiaq.

O fórum contará com 16 estandes de agências de promoção de exportações e investimentos de países latino-americanos, entre elas a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Do Golfo, uma delegação de autoridades e empresários de países como Emirados, Arábia Saudita e Kuwait estará presente. O grupo dos Emirados deve contar com 70 pessoas, incluindo o subsecretário de Assuntos Econômicos do Ministério da Economia, Mohammed Bin Abdulaziz Al-Shehhi, o presidente do conselho de diretores da Câmara de Dubai, Majid Saif Al Ghurair, e o presidente executivo da entidade, Hamad Buamim, que é também presidente da Federação Mundial de Câmaras.

O evento pretende reunir cerca de 600 pessoas de 40 países. “O fórum é fechado para convidados e as inscrições são analisadas pelo BID; participam também pessoas de países de fora das duas regiões, como Estados Unidos, Canadá, alguns da Europa e da Ásia – são representantes de empresas que atuam de alguma forma em uma das regiões”, informou Paixão.

O Global Business Forum para a América Latina terá painéis de discussão sobre as últimas tendências, mesas redondas conectando projetos de investimento com potenciais investidores, oportunidades de “networking” e facilitação de negócios.

Uma das mesas do fórum será sobre o Brasil, com o tema “Novos líderes, novas oportunidades”, e contará com os participantes Cristina Junqueira, cofundadora e vice-presidente do Nubank; Alexandre Baulé, fundador e CEO da BPAR, consultoria de gestão e tecnologia; e Wilson Poit, membro do conselho da Endeavor e fundador da Poit Energia, locadora de infraestrutura temporária de energia. A moderação será do editor sênior da CNN para assuntos da América Latina, Rafael Romo. A programação completa está no site do evento.

A última edição do evento, em Dubai, ano passado, contou com a presença do presidente do Panamá, Juan Carlos Varela. Segundo Paixão, a participação da autoridade máxima panamenha foi fundamental para que o evento acontecesse na Cidade do Panamá este ano. Varela abrirá o fórum este ano.

Serviço

Global Business Forum para a América Latina
09 e 10 de abril
The Westin Playa Bonita, Cidade do Panamá
Panamá
http://gbflatinamerica.com

Divulgação/GBF Latin America

Publicações relacionadas