São Paulo – A Câmara dos Deputados Federais do Brasil aprovou nesta semana, no dia 29 de agosto, a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein. O projeto de criação do grupo já tinha sido aprovado pelo Senado no mês de julho. A iniciativa tem por objetivo promover a cooperação internacional entre parlamentares dos dois países.
Na Câmara, o relator da proposta foi o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). De acordo com informações divulgadas pela Agência Câmara Notícias, Hattem afirmou que a criação do grupo permitirá a intensificação das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
- Ouça sobre o Bahrein em #Podcast 81: Dia a dia em uma empresa brasileira no Bahrein
O grupo poderá trabalhar no âmbito das relações culturais e de intercâmbio, além de cooperação técnica entre entidades nacionais e estrangeiras. Segundo a Câmara, a cooperação interparlamentar será realizada por meio de visitas parlamentares, eventos, estudos, troca de experiências sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares, entre outras atividades.
O Brasil inaugurou no final do ano passado sua embaixada em Manama, capital do país árabe.
Em relação ao comércio, o Brasil exporta ao país do Golfo produtos como o minério de ferro e artigos agropecuários. Na outra via, o Bahrein vende ao Brasil produtos processados derivados de petróleo, produtos da indústria química e alumínio.