Marina Sarruf
São Paulo – A economia e a cultura árabe serão temas do "Seminário de Negócios, Investimentos e Cultuar Árabe", que será realizado amanhã (29) em Campinas, no interior de São Paulo, a partir das 9 horas no Plenário da Câmara Municipal de Campinas. Um dos organizadores do evento é o Instituto Jerusalém do Brasil com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. "O objetivo é divulgar, difundir e integrar cada vez mais a cultura árabe", afirmou o superintendente do Instituto Jerusalém, Ali El Khatib.
De acordo com ele, há 25 anos Campinas vem realizando eventos sobre a cultura árabe. A influência árabe no município é tanta que existe até uma lei para ser realizado pelo menos uma vez por ano um evento sobre a cultura árabe. "A semana árabe já passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município", disse El Khatib.
A abertura do evento será feita pelo prefeito municipal, Hélio de Oliveira Santos, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dário Saadi, entre outras autoridades. Entre as palestras do seminário está a do secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que vai falar sobre como negociar com os países árabes. "Vou apresentar o papel da Câmara Árabe, falar do potencial dos países árabes, citar os setores mais demandados, os eventos que a entidade já participou e vai participar", afirmou Alaby.
Além dele, o presidente da Trade Point, Carlos Rocha Gaspar, fará uma apresentação sobre o papel econômico e social dos árabes no Brasil. A Trade Point é um órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores que ajuda as empresas a se inserirem no mercado internacional. Outro palestrante será o presidente do Instituto Futuro, Suheil Yamout, que vai falar sobre o Líbano a sua reconstrução.
Às 10h30 haverá um coffe break e uma apresentação de dança. Em seguida, o presidente da Companhia Brasileira de Alimentos Halal, Mohamed Hussein El-Zoghbi, fará uma apresentação sobre os procedimentos Halal. Outro palestrante será o presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA) de Campinas, Luiz Augusto Castrillon de Aquino, que vai falar sobre intercâmbio tecnológico.
Também vai falar o pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o egípcio Mohamed Habib. Ele fará uma apresentação sobre a influência árabe no Brasil. Para encerrar o seminário, haverá um debate com Dário Saadi, presidente da Câmara Municipal de Campinas. "O evento já é bastante esperado no município", disse El Khatib.
Ele disse ainda que Campinas é a única cidade da América do Sul que tem um roteiro turístico-cultural árabe, que foi criado por estudantes de Turismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) em 2002. A influência árabe na cidade está presente na arquitetura, como no Palácio dos Azulejos e no Mercado Municipal, na gastronomia, no comércio e na cultura.
O evento vai contar ainda com apresentações de danças árabes folclóricas e música árabe. O seminário é aberto ao público mediante inscrição prévia.
Serviço
Seminário de Negócios, Investimentos e Cultura Árabe
Data: 29 de agosto
Hora: 9h às 13h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas
Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Campinas
Tel: (19) 3736-1402
A entrada é gratuita