São Paulo – A região Centro-Sul do Brasil deve produzir 508 milhões de toneladas de cana de açúcar na safra 2012/2013, gerando 32,51 milhões de toneladas de açúcar e 21,2 bilhões de litros de etanol. Os números fazem parte do levantamento da Archer Consulting, empresa especializada em gestão de riscos para commodities agrícolas. Na safra anterior, a produção ficou em 496 milhões de toneladas.
Segundo a Archer, especialistas afirmam que mesmo com uma safra pequena, a produção de etanol será suficiente para abastecer o consumo e a produção de açúcar vai crescer. O mercado de açúcar fechou em baixa em Nova York na última semana. A Tailândia, grande produtor, colhe safra histórica, e a Ìndia, outra produtora, autorizou mais exportações.
"A rentabilidade do açúcar, apesar do dólar mais forte em relação ao real, está minguando", avalia Arnaldo Correa, gestor de riscos e diretor da Archer Consulting. O movimento pode fazer as usinas sucroalcooleiras reverem o seu mix de produção entre açúcar e etanol.