São Paulo – A cantora, pianista e compositora brasileira Eliane Elias se apresenta no Festival Internacional de Baalbeck, no Líbano, em 23 de agosto. É a primeira vez que a artista faz um show naquele país.
“Ela é conhecida no Líbano, por isso foi recomendada pelo nosso comitê de jazz (para participar do evento). Ela é famosa na Europa e nosso comitê a aprecia como cantora e musicista”, explica Maya Halabi, diretora do festival. Segundo ela, o jazz é um gênero “muito popular no Líbano”.
Criado em 1956, pelo então presidente libanês Camille Chamoun, o Festival Internacional de Baalbeck é o mais antigo festival cultural do Oriente Médio, e já recebeu outros nomes da música brasileira, como Tania Maria e Gilberto Gil. “Na apresentação de Gilberto Gil, em 2002, havia muitos brasileiros e muitas bandeiras do Brasil. Foi maravilhoso”, conta Halaby.
De acordo com a diretora do festival, os cantores brasileiros também são famosos entre os libaneses. “Há muitos libaneses que vivem no Brasil e que têm família aqui, também há muitos brasileiros que moram aqui”, destaca.
Nascida em São Paulo, Eliane Elias trabalhou com Vinicius de Moraes e Toquinho. A artista já recebeu cinco indicações ao prêmio Grammy e ganhou quatro vezes o “Disco de Ouro” e três vezes o prêmio de “Best Vocal Album”, ambos no Japão.
Além da cantora brasileira, se apresentam também no Festival Internacional de Baalbeck a roqueira britânica Marianne Faithful, o cantor libanês Marcel Khalife e o espetáculo de dança contemporânea Puz/zle, do coreógrafo belga Sidi Larbi Cherkaoui.
Halabi conta que o festival costuma ter atrações de jazz, pop, óperas, orquestras, dança clássica e moderna, entre outras. “Trazemos artistas britânicos, americanos, de todo o mundo. Depende das turnês que eles fazem na Europa”, revela a diretora. Segundo ela, todos os anos, o festival busca trazer de cinco a seis atrações de diferentes estilos.
Em sua história, o evento já teve a participação de nomes como Ella Fitzgerald, Fairouz, Sting, Nina Simone, além das orquestras filarmônicas de Nova York e de Berlim, entre outros convidados.
A edição deste ano acontece de 17 a 30 de agosto e os ingressos já estão à venda. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.baalbeck.org.lb.