São Paulo – O Catar anunciou no domingo (31) que adiou a inauguração do Hamad International Airport (HIA), o novo terminal da capital do país, Doha. De acordo com o presidente do aeroporto, Abdulaziz Al Noaimi, a administração foi “obrigada” a adiar a inauguração do terminal porque ele não atende aos mais novos requisitos de segurança exigidos pelo Departamento de Defesa Civil.
A abertura do aeroporto estava programada para as 12h20 de Doha desta segunda-feira (01), por um voo da companhia aérea do país, a Qatar Airways. Outras dez empresas aéreas operariam ali a partir desta segunda-feira.
Esta não é a primeira vez que a inauguração do HIA é adiada. A obra deveria ter sido entregue três anos atrás, mas divergências com as empresas contratadas para a construção atrasaram o projeto, que foi depois transferido para dezembro de 2012 e abril de 2013.
O novo aeroporto consumiu US$ 15 bilhões em investimentos. Terá capacidade para receber 30 milhões de passageiros por ano, mas pode ser ampliado para receber até 50 milhões de passageiros por ano até 2020. O Catar não anunciou uma nova data para inaugurar o local.