São Paulo – O diplomata Nassir Abdulaziz Al-Nasser, do Catar, foi eleito para ser o novo presidente da Assembleia Geral da ONU. Ele vai assumir o cargo em setembro, na 66ª sessão do órgão, em Nova York, no lugar do suíço Joseph Deiss. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (27) pelo site das Nações Unidas no Brasil.
De acordo com o site, Nasser foi escolhido por aclamação na semana passada. O diplomata ocupa desde 1998 a função de representante permanente do Catar na ONU. Ele disse, segundo o site, que vai tomar posse do novo cargo em um momento de “enormes desafios políticos, sociais, econômicos e ambientais”.
“Não passa um mês sem que ouçamos sobre um desastre natural ou causado pelo homem e suas subsequentes crises de alimentos, saúde, segurança e educação, que se seguem inevitavelmente”, declarou o diplomata, segundo o site da ONU. “Ao mesmo tempo, ainda existem pessoas que vivem sob ocupação e opressão, que anseiam por liberdade e dignidade”, ressaltou.
Nasser propôs, sempre segundo o site das Nações Unidas, que “o papel da mediação na resolução de conflitos por meios pacíficos” seja tema da abertura da próxima sessão da Assembleia Geral. O Catar tem se empenhado nos últimos anos em atuar como mediador de conflitos no Oriente Médio e na África.
Ele disse ainda que pretende trabalhar por consensos internacionais em assuntos como a fome, pobreza, terrorismo e mudanças climáticas.
De acordo com informações da ONU, Nasser ingressou na carreira diplomática em 1972 como adido da embaixada do Catar em Beirute, no Líbano. Ele atuou também em representações diplomáticas de seu país no Paquistão, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e foi embaixador na Jordânia. O diplomata tem 57 anos, é casado e tem um filho.