São Paulo – A RasGas III, empresa de gás do Catar, inaugurou nesta terça-feira (27) uma nova unidade fabril, que vai dobrar a sua produção. A RasGas III produzirá, com a iniciativa, 7,8 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) ao ano.
As informações foram divulgadas nos sites dos jornais The National, de Abu Dhabi, e Gulf Times, do Catar. A nova unidade é a Train 6 e foi inaugurada pelo emir do Catar, Hamad bin Khalifa al-Thani.
Outra usina, a QatarGas 2, posta em operação em abril deste ano, conforme noticiado pela ANBA, tem capacidade idêntica. Ambas as instalações ficam na Cidade Industrial de Ras Laffan, 80 quilômetros ao norte da capital Doha.
As exportações das usinas devem colaborar com o crescimento econômico do país árabe. O Catar deve ter um avanço de de 10% em 2009 e em 2010 na sua economia. Este ano, o gás natural deve ultrapassar o petróleo e tornar-se a principal fonte de renda do país.
A produção de gás do Catar deverá aumentar 100% em 2009 em comparação com 2008, chegando a 62 milhões de toneladas. Para o ano que vem, a produção deve chegar a 77 milhões de toneladas.
As usinas RasGas e QatarGas são operadas por uma joint venture entre a petrolífera estatal Qatar Petroleum, com 70% de participação, e a norte-americana ExxonMobil, com 30% de cada usina. O Catar detém o terceiro maior volume de reservas de gás natural do mundo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum