Da redação*
São Paulo – Foi inaugurada na última semana a maior usina de gás natural liquefeito (GNL) do Catar, país árabe que fica no Golfo Arábico. A RasGas Train 5 é a quinta usina da companhia Ras Laffan Liquefied Natural Gas Co (RasGas), está localizada na cidade industrial de Ras Laffan e tem capacidade para produzir 4,7 milhões de toneladas de GNL por ano. De acordo com informações publicadas no site árabe de notícias Mena Report, ela é maior usina do mundo em gás natural liquefeito.
A maior parte do GNL produzido na Train 5 será exportada ao mercado europeu por intermédio de distribuidoras como a Distrigas, da Bélgica. Os países europeus estão utilizando cada vez mais o GNL, devido às suas vantagens ambientais em relação aos combustíveis à base de petróleo, e já estão negociando contratos de longo prazo para garantir um fornecimento estável. Projeções indicam que a demanda mundial anual por gás natural deverá aumentar para 4,7 trilhões de metros cúbicos em 2030. Agora a demanda está em cerca de três trilhões de metros cúbicos.
Em 2008, a RasGas vai começar a fornecer GNL à Chinese Petroleum Corporation, da China, e em 2009, ao Golden Pass LNG Terminal, nos Estados Unidos. Para atender a esses contratos, a RasGas vai construir mais duas usinas, a Train 6 e Train 7. Cada uma das novas unidades terá capacidade de produção de 7,8 milhões de toneladas por ano (MTA). A Train 6 deve começar a operar em 2008 e a Train 7, em 2009.
"Até o final da década, a RasGas terá uma capacidade produtiva de aproximadamente 37 milhões de toneladas por ano e vai fornecer GNL a mercados do mundo todo, incluindo Coréia, Índia, Taiwan, Bélgica, Itália, Espanha e Estados Unidos. A capacidade total de produção do Catar será de 77 milhões de toneladas por ano e o gás natural liquefeito do Catar vai representar um terço da oferta mundial projetada para 2010", disse o diretor administrativo da RasGas, Mohammed Saleh Al Sada.
A construção da usina Train 5 de liquefação de GNL foi concluída em menos de 28 meses e, assim como sua antecessora, a Train 4, foi concluída com orçamento abaixo do previsto e antes do prazo. "Durante a construção da usina Train 5, alcançamos níveis de desempenho sem precedentes na indústria de GNL", disse Dave Marchak, gerente de empreendimentos da RasGas. "Reduzimos a freqüência de acidentes para um quinto da média de acidentes para a indústria e conseguimos isso com uma força de trabalho de mais de 10 mil pessoas", disse Marchak.
O Catar tem um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 30,76 bilhões, dos quais 60% corresponde ao setor de petróleo e gás. O país tem reservas comprovadas de 15 bilhões de barris de petróleo e 25 trilhões de metros cúbicos de gás. O Catar responde por 5% das reservas globais de gás natural, com a terceira maior reserva do produto do mundo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum