São Paulo – A Georgetown University Qatar abriu uma chamada para receber projetos de pesquisa com o tema Mobilidade, Deslocamentos e Migração Forçada no Oriente Médio. Os projetos selecionados receberão bolsas de até US$ 25 mil. O processo de seleção é conduzido pelo Centro para Estudos Internacionais e Regionais (CIRS, na sigla em inglês) da universidade. As inscrições estão abertas até 15 de setembro a participantes de qualquer país.
A universidade dará prioridade para projetos que tenham propostas originais e com destacada pesquisa de campo sobre o tema proposto. Os projetos contemplados devem incluir um período de pesquisa de campo em um ou mais países do Oriente Médio e Norte da África. O tempo de duração da pesquisa in loco pode variar de acordo com a necessidade de cada projeto. Vale destacar que os contemplados também deverão ter disponibilidade para viajar a Doha para a participação em grupos de trabalho relativos à pesquisa.
“Queremos expandir nossa compreensão sobre os complexos movimentos populacionais que são vistos no Oriente Médio e incluir os movimentos daqueles que possam ser identificados de diferentes maneiras – migrantes, trabalhadores migrantes, migrantes temporários, migrantes econômicos com muita ou pouca qualificação, pessoas traficadas, trabalhadores forçados, refugiados e pessoas em busca de refúgio. Também podem ser incluídos outros migrantes, como menores desacompanhados, refugiados por causa do clima e migrantes presos”, informa o site da universidade sobre tipos de perfis que podem ser pesquisados.
O contrato para a concessão da bolsa será feito entre a Georgetown University e a instituição do pesquisador contemplado. Pesquisadores não ligados a instituições também podem se candidatar a receber a bolsa. O dinheiro será entregue por meio de reembolso das despesas realizadas com a pesquisa.
Os projetos serão analisados por um comitê da universidade e os contemplados serão avisados por e-mail até novembro. Os trâmites burocráticos para a concessão da bolsa levam seis meses. Assim, os pesquisadores devem iniciar suas pesquisas de campo por volta de abril de 2017. O período total para a realização do projeto de pesquisa não pode exceder um ano.
Mais informações sobre o processo de candidatura e os documentos requeridos para concorrer à bolsa estão em inglês no link https://cirs.georgetown.edu/node/41561.