São Paulo – O Catar, que pretende ser o primeiro país árabe a sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2022, promete investir US$ 4 bilhões na construção de nove estádios. Outros três, já existentes, devem passar por reformas. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (16) pela agência de notícias Bloomberg.
Um dos novos estádios, com formato de concha, deverá ser construído na cidade de Al-Khor, 50 quilômetros ao norte da capital, Doha. Outro, projetado para se parecer com um oásis, será erguido em Al-Wakrah, 20 quilômetros ao sul de Doha. Ao seu redor haverá um centro aquático e outras instalações.
Na cidade de Al-Shamal, no oeste do Catar, um novo estádio terá o formato de um dhow, embarcação árabe típica. A licitação para a construção de um dos estádios, o Education City Stadium, deve ocorrer no ano que vem.
Esses estádios serão construídos independentemente de o Catar sediar ou não o mundial. Além das obras previstas, os estádios do Al-Rayyan e do Al-Gharafa serão modernizados e expandidos.
Os projetos foram apresentados a representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) na última quarta-feira (15). O astro francês Zinedine Zidane é o porta voz da candidatura catariana.
O Catar vem usando as receitas obtidas com suas reservas de gás natural para se transformar em uma capital esportiva e cultural. Conforme anunciado pelo ministro das Finanças, Yousef Hussain Kamal, o país árabe deverá investir US$ 100 bilhões em infraestrutura nos próximos quatro anos. O Catar já sedia torneios de tênis e golfe e uma corrida ciclística, e candidatou-se também para sediar as Olimpíadas de 2016, mas não foi escolhido. Os Jogos vão ocorrer no Rio de Janeiro.
Os estádios terão sistemas de ar condicionado que vão funcionar com energia solar, permitindo a realização de partidas da Copa durante o verão, quando as temperaturas no país chegam a quase 50 graus. Alguns dos novos estádios terão uma parte superior que poderá ser desmontada e enviada para outros países quando a Copa do Mundo terminar.
Cada novo estádio terá capacidade para aproximadamente 45 mil torcedores durante a Copa, número que deve cair para 23 mil após o evento. Também está prevista a construção de um estádio com capacidade para 86 mil pessoas, onde devem acontecer a abertura e a final da Copa, caso o país seja escolhido.
Escolha
A FIFA deverá anunciar os países-sede das copas de 2018 e 2022 em 02 de dezembro. O Catar concorre com Estados Unidos, Austrália e Japão, entre outros.
De acordo com a agência Associated Press, o diretor da equipe de inspeção da FIFA, Harold Mayne-Nicholls, que esteve no Catar esta semana, afirmou que o país apresenta desafios logísticos. Segundo ele, falta infraestrutura hoteleira e de transporte. Acredita-se que restrições ao álcool e o clima quente pesem contra a candidatura do Catar, embora esses fatores não tenham sido mencionados pela FIFA, segundo a Associated Press.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum